segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eurogrupo aprova hoje nova tranche e novo prazo para défice de Portugal | iOnline

Eurogrupo aprova hoje nova tranche e novo prazo para défice de Portugal | iOnline

Os ministros das Finanças da zona euro deverão hoje aprovar formalmente, no Luxemburgo, o desembolso da próxima tranche da ajuda a Portugal, assim como a extensão, por um ano, do prazo para corrigir o défice.
A 1 de Outubro, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, revelou em Lisboa que Bruxelas já aprovara as medidas alternativas entretanto introduzidas pelo governo no memorando de entendimento revisto – o que também gerou um coro de críticas em Portugal, por estas terem sido acordadas fora do país antes de serem apresentadas internamente -, e disse estar “absolutamente esperançado que os governos da zona euro vão seguir a recomendação da CE, que é a de libertar a tranche para Portugal, já no próximo dia 8 de Outubro”.
Agora, com os ministros das Finanças da zona euro já na posse de todos os documentos do memorando revisto, chegará a luz verde ao desembolso da próxima tranche da assistência a Portugal, de 4300 milhões de euros (de um total de 78 mil milhões). Também no seguimento da missão da troika a Portugal no início de Setembro, o Eurogrupo irá igualmente validar o acordo estabelecido para a revisão das metas para o défice das contas públicas, permitindo o adiamento até 2014 do cumprimento do limite de 3%. O limite para o défice de Portugal passará a ser de 5% para este ano, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.
A reunião irá também assinalar o nascimento do novo Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), novo instrumento “anti--crise” do euro, que irá substituir gradualmente o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). O MEE irá ver a “luz do dia” hoje no Luxemburgo com a primeira reunião do seu conselho de governadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário