domingo, 21 de outubro de 2012

EUA negam acordo com o Irão sobre programa nuclear - EXPRESSO

A Casa Branca garante que ainda está a trabalhar numa "solução diplomática" para que o Irão não desenvolva armas nucleares.


A administração Obama negou a existência de negociações para um acordo com o Irão sobre o programa nuclear do país, tal como noticiou no sábado o "The New York Times."
"Não é verdade que os EUA e o Irão entraram em acordo sobre negociações bilaterais ou sobre qualquer encontro após as eleições americanas," afirmou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Tommy Vietor.
"Nós continuaremos a trabalhar numa solução diplomática e desde o início temos dito que nós estariamos preparados para um encontro bilateral", acrescentou.
Segundo o jornal "The New York Times", o acordo entre os dois países aconteceu na sequência de negociações secretas, sendo que o Irão defendia que o fecho do acordo devia acontecer depois das eleições presidenciais norte-americanas.
"O presidente deixou sempre claro que fará tudo para evitar que o Irão desenvolva armas nucleares. Sempre foi o nosso objetivo ordenar sanções para pressionar o Irão a respeitar as suas obrigações, no entanto, eles continuam a desrespeitar isso, o que a aumenta a pressão", concluiu Tommy Vietor.  
Apesar dos receios dos Estados Unidos sobre o programa nuclear iraniano, as autoridadesdo país continuem a garantir que os seus objetivos totalmente pacíficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário