quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estados Unidos processam Bank of America por hipotecas “venenosas” - Economia - PUBLICO.PT

Estados Unidos processam Bank of America por hipotecas “venenosas” - Economia - PUBLICO.PT

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou hoje com um processo contra o Bank of America (BofA). O Departamento pede mais de um mil milhão de dólares de indemnização, alegando que o banco cometeu fraude civil, ao vender hipotecas “envenenadas”.

Os Estados Unidos geraram mais um dos muitos casos, em que os bancos americanos enfrentam acusações relacionadas com as hipotecas de alto risco, tendo como acusado, desta vez, o BofA. O processo tem por base um esquema intitulado de “Hustle”, que foi inventado em 2007 pelo Countrywide Financial Corp, comprado no ano seguinte pelo BofA, e durou até 2009.

Com este esquema, o Contrywide lidava com hipotecas a alta velocidade, sem confirmar a sua qualidade. Estas hipotecas eram depois vendidas às empresas Fannie Mae e Freddie Mac, que eram patrocinadas pelo Governo americano e lidavam com a maioria das hipotecas americanas de alto risco, que acabaram depois por gerar incumprimento em larga escala.

O BofA tem lidado com perdas devido a hipotecas e processos litigiosos desde o início da crise financeira, tendo pago, até o momento, milhares de milhões de dólares em compensações monetárias por maus empréstimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário