quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como responder às 5 perguntas mais difíceis numa entrevista de trabalho - Dinheiro Vivo

Como responder às 5 perguntas mais difíceis numa entrevista de trabalho - Dinheiro Vivo

Ser chamado para uma entrevista é uma primeira vitória mas nada de euforias, esta foi apenas a primeira batalha que vai enfrentar. Na entrevista, aí sim, vai ter que dar o seu melhor e impressionar a pessoa, ou pessoas, à sua frente que pretendem ficar a conhecer melhor o indivíduo por detrás do currículo, de forma a contratá-lo ou não.
O site Career Builder.com apurou junto de 650 entrevistadores canadianos e norte-americanos quais as perguntas mais comuns que fazem nas entrevistas e quais as melhores respostas a dar.
As 5 perguntas mais difíceis numa entrevista e como superá-las
“Pode contar-me um pouco sobre si?”

Dica: Prepare-se para esta pergunta recorrente, que normalmente é a primeira, ao desenvolver um resumo incisivo sobre a sua carreira. O importante aqui é contar uma história, lançar um soundbite convincente e suficientemente sucinto mas que inclua vários detalhes sobre as suas aptidões profissionais, experiência, sucessos e objectivos alcançados. Desta forma, lança imediatamente as cartas na mesa para o entrevistador o avalie de imediato.
A evitar: Não conte a história da sua vida, nem fale sobre os seus lazeres ou sobre aspectos da sua experiência que não são relevantes para a entrevista.

“Porque é que quer juntar-se à nossa empresa?”

Dica: Estude bem a empresa e o seu sector antes da entrevista. Consulte o site da empresa, notícias nos média e outra informação de forma a perceber claramente três coisas: A missão da empresa, a sua história, a reputação e a sua cultura. Quanto mais informação recolher e estudar, melhor preparado vai estar para responder a esta questão.
A evitar: Responder que está a concorrer a determinado cargo devido ao salário (“ouvi dizer que a vossa empresa paga bem”) ou por desespero (“preciso deste emprego porque estou desempregado”) não o vão ajudar.

“Qual é a sua maior fraqueza?”

Dica: Esta é uma janela de oportunidade para mostrar que é uma pessoa auto-consciente, sincera e que tem uma aptidão para resolver problemas. Seja honesto e refira uma área em que gostava de melhorar, destacando também os passos que tem dado para alcançar este objectivo.
A evitar: Não seja falso, os entrevistadores estão habituados a lidar com diferentes pessoas e vão perceber a sua falsidade, Evite frases como “eu gosto muito do meu trabalho”, ou “de momento não me ocorre nenhuma fraqueza”. Por outro lado, não seja demasiado sincero e auto critico em demasia por poder vir a prejudicar-se.

“Onde é que se vê daqui a cinco anos?”

Dica: Esta pergunta é um clássico e deve dar uma resposta ambiciosa mas também realista. Fale sobre como pretende alargar as suas responsabilidades e crescer profissionalmente em qualquer cargo que desempenhe. Pode também enfatizar o seu compromisso para a aprendizagem constante ao mencionar o seu interesse tirar pós-graduações ou mestrados na área em que trabalha, de forma a dar mais contributos para a empresa.
A evitar: Não seja demasiado ambicioso e evite dizer que quer ser o próximo director financeiro da empresa quando está a concorrer para um cargo na base da hierarquia. Evite também dar respostas pouco realistas como “vou estar a viver numa ilha paradisíaca depois de ganhar o euromilhões”.

“Porque é que quer deixar o seu emprego actual?”

Dica: O entrevistador está a tentar perceber aqui porque é que você quer dar o salto, se está à procura de um melhor emprego ou se está a tentar somente fugir de um mau trabalho. Assim, deve reiterar o que pensa sobre o cargo que pretende e não se deve focar no que pretende abandonar. Esclareça que procura uma oportunidade melhor e que vai encontra-la nesta empresa.
A evitar: Nunca, mas nunca fale mal do seu actual, ou antigo, empregador. Isto vai deixar transparecer uma imagem rancorosa, com a qual não vai ganhar pontos. Os entrevistadores procuram pessoas leais, com pensamento positivo e espirito de equipa e vão evitar ao máximo pessoas que possam trazer mau ambiente à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário