quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Catalunha é viável e produz mais do que Portugal - Globo - DN

Catalunha é viável e produz mais do que Portugal - Globo - DN

presidente do Governo regional catalão, Artur Mas
presidente do Governo regional catalão, Artur Mas Fotografia © Sergio Perez / Reuters

O presidente do governo regional catalão defendeu hoje a viabilidade económica de uma Catalunha independente, considerando que a região produz, com 7,5 milhões de habitantes, o mesmo que Portugal, com dez.
"A Catalunha é uma economia perfeitamente viável" que produz com 7,5 milhões de habitantes "a mesma riqueza que Portugal", com uma população de dez milhões, disse Artur Mas, numa conferência de imprensa na Generalitat, sede do Governo regional catalão.
Num encontro com jornalistas sobre a conferência de presidentes de terça-feira, Mas insistiu nas críticas à "injusta e desleal" distribuição dos esforços de contenção do défice, entre a administração central e as autonomias.
Apesar disso, Mas reiterou o empenho de todos em manter os compromissos com a Europa.
Mas defendeu a realização, nos próximos quatro anos -- dentro da legislatura que sairá das eleições antecipadas de novembro --, de uma consulta popular sobre a autodeterminação catalã, defendendo um novo Estado dentro da UE, do euro e com "pontos" para o resto de Espanha.
A conferência de presidentes reuniu na terça-feira, em Madrid, o presidente do Governo, Mariano Rajoy, e os presidentes de todas as comunidades autónomas espanholas e das cidades de Ceuta e Melilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário