sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Berlim e Paris chegam a acordo sobre união bancária após braço-de-ferro em cimeira - Economia - PUBLICO.PT

Berlim e Paris chegam a acordo sobre união bancária após braço-de-ferro em cimeira - Economia - PUBLICO.PT

Depois de um duro braço-de-ferro que se arrastou ao longo de todo o dia, a França e a Alemanha conseguiram esta noite ultrapassar as divergências sobre as grandes linhas de um novo regime europeu de supervisão da banca que permitiu aos líderes da União Europeia (UE) chegar a acordo sobre os primeiros passos de uma nova união bancária para a zona euro.

O braço-de-ferro dos dois países começou por ser travado por via indirecta logo de manhã com a tomada de posições públicas por Angela Merkel, chanceler alemã, e François Hollande, Presidente francês, e prosseguiu durante a tarde e parte da noite do primeiro de dois dias de uma cimeira de líderes da União Europeia (UE) dedicada — precisamente — à correcção das lacunas da união económica e monetária que estão na origem da actual crise.

Hollande, apoiado pelos países do Sul da Europa, bateu-se em favor da criação rápida de um sistema único europeu de supervisão dos bancos da zona euro, tal como foi acordado na anterior cimeira de Junho. Esta supervisão única, a cargo do Banco Central Europeu (BCE), constitui a condição para que os bancos da zona euro possam receber empréstimos directos do novo mecanismo europeu de socorro (ESM) sem agravarem a dívida pública dos países onde estão situados, como acontece actualmente.

Esta possibilidade de recapitalização directa é imperativa para a Espanha, que verá a sua dívida pública agravada em 4 pontos percentuais em resultado do actual programa de ajuda da zona euro aos seus bancos em risco de falência.

Este novo modelo de supervisão constitui o primeiro passo de uma união bancária europeia destinada a quebrar as ligações perigosas entre a dívida dos bancos e a dívida dos Estados, e deverá incluir, a prazo, um novo sistema europeu de resolução de crise e de garantia de depósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário