quarta-feira, 8 de maio de 2013

Microsoft vai pedir informações pessoais aos utilizadores por questões de segurança - Dinheiro Vivo

Microsoft vai pedir informações pessoais aos utilizadores por questões de segurança - Dinheiro Vivo


A Microsoft vai notificar os seus utilizadores com pedidos de informações pessoais, para melhorar os níveis de segurança das suas contas. A empresa tem cerca de 500 milhões de utilizadores com contas Microsoft e este período de contactos durará até meados de setembro. 
O procedimento será semelhante ao que a Google já utiliza regularmente. Ao entrarem nas suas contas, os utilizadores serão confrontados com um pedido de informações pessoais extras, nomeadamente número telefónico de contacto ou conta de email alternativos.
Depois de introduzirem estes dados, o sistema envia um email ou SMS com um código aos utilizadores, que deverão digitar para validarem o processo. 
O processo não é facultativo: após receberem a notificação, os utilizadores deverão fornecer as informações nos próximos sete dias. Se não o fizerem, a sua conta será bloqueada e só poderá ser acedida quando as informações forem introduzidas. 
O motivo pelo qual a Microsoft está a avisar para esta campanha de contactos é a campanha fraudulenta em seu nome de que foi alvo recentemente. Vários utilizadores e clientes empresariais estavam a ser contactados por pessoas que se faziam passar por técnicos da Microsoft e pediam dados sensíveis. Devido a esta burla, a empresa decidiu comunicar a nova campanha de contactos, que é pouco comum no seu historial. 
"O aumento e sofisticação dos recentes ataques cibernautas e a consequente exposição dos utilizadores a situações de vulnerabilidade e risco  reforçam a necessidade de aumentar a segurança dos dados e dos seus utilizadores", explica a empresa em comunicado. 
"Neste sentido, a Microsoft dá a conhecer a todos os utilizadores a existência desta notificação oficial, a par do desenvolvimento de um conjunto de medidas que visam proteger os utilizadores e os seus dados pessoais."

As contas Microsoft são constituídas pelo endereço de email e palavra-passe que o cibernauta usa para para aceder aos serviços da empresa. 
As informações serão usadas "única e exclusivamente para verificar a identidade de cada utilizador", no caso de haver problemas ou riscos de segurança. Quem já tiver fornecido número de contacto e email alternativo não receberá a notificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário