quarta-feira, 8 de maio de 2013

Abusos na Igreja: Os 8 suspeitos investigados - Sociedade - Sol

Abusos na Igreja: Os 8 suspeitos investigados - Sociedade - Sol

São oito os suspeitos de abuso sexual no seio da Igreja em Portugal a estar sob investigação do Ministério Público.
Colocado em Paris
Pelo menos duas vítimas de 15 anos, escuteiros, acusaram um padre da Cruz Quebrada de abuso sexual, nos anos 90. Um dos jovens veio a suicidar-se, tendo os familiares contado tudo ao Patriarcado. O bispo Albino Cleto (falecido em 2012) terá então telefonado à família a pedir desculpas por não ter tomado outras medidas e chegou a marcar uma reunião com D. José Policarpo, o que nunca aconteceu.
O caso foi arquivado pelo Ministério Público (MP), em Abril passado, por na altura não ter sido feita queixa no prazo legal, estando agora o crime prescrito. Quanto à denúncia relativa ao outro menor, que terá mesmo recebido tratamento devido a uma penetração anal violenta, também foi arquivada por não ter sido possível ao MP recolher indícios de crime. O padre foi transferido da Cruz Quebrada para a Encarnação, tendo passado pelo secretariado do Patriarcado de Lisboa. Desde 2007, está em Paris, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Enviado para o Algarve
Mais de dez jovens acusaram um padre que passou por várias paróquias de Lisboa e do Oeste. Entre as 16 testemunhas do caso estão padres no activo. Antes das denúncias a Catalina Pestana (em 2010 e 2011, que deram origem a esta nova investigação do MP), chegou a decorrer um inquérito, aberto em 2009, por alegados abusos sexuais na Igreja de Marvila, que também foi arquivado. O padre foi para o Algarve – o que, segundo disse ao Expresso o assessor de D. José Policarpo, foi feito em comum acordo entre o cardeal-patriarca e o bispo do Algarve. Recentemente, foi impedido de celebrar missas.
Casa do Gaiato
Um padre foi investigado por suspeita de ter abusado, em 2002, de um menor da Casa do Gaiato. O caso foi agora arquivado por falta de indícios, estando o sacerdote em São Tomé e Príncipe.
Bombarral
Denúncias de 2012 dão conta de práticas de apalpação mamária feitas por um padre que esteve em Queijas e Alhandra. Terá sido transferido para os arredores do Bombarral.
Beato
Duas adolescentes do coro acusaram o padre da Cruz Quebrada de assédio. Ausência de queixa levou o MP a arquivar.
Casa do Ardina
O suspeito não era padre, mas assessor do Instituto de Reinserção Social. Inquérito resultou de uma certidão do processo Casa Pia, mas foi arquivado por falta de indícios.
Casa dos Rapazes
Denúncias, em 2009, de actos de pornografia infantil praticados por um leigo com funções dirigentes na instituição católica. A falta de provas levou ao arquivamento.
Mulher denuncia
Um mulher adulta queixou-se recentemente de ser vítima de assédio de um padre quando era adolescente. Arquivado por falta de elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário