quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Serviços secretos russos acusam al-Qaeda pelos fogos florestais na Europa - JN

Serviços secretos russos acusam al-Qaeda pelos fogos florestais na Europa - JN

O diretor do Serviço Federal de Segurança (ex-KGB, FSB) da Rússia, Alexandre Bortnikov, declarou, esta quarta-feira, que os incêndios florestais na União Europeia são obra da organização terrorista al-Qaeda e fazem parte da estratégia das "mil picaduras".
"Este método permite causar sérios prejuízos económicos e morais sem necessidade de preparação prévia de meios técnicos e sem despesas financeiras significativas", declarou Bortnikov numa reunião internacional de chefes de serviços de espionagem, realizada na capital russa.
A técnica das "mil picaduras" consiste assim em realizar várias pequenas ações em vez de atentados de grande envergadura.
"A probabilidade de os incendiários serem descobertos pelos serviços secretos é mínima", acrescentou.
Bortnikov disse também entre as forças sírias que combatem o regime de Bashar al-Assad e no Afeganistão se encontram elementos originários de repúblicas do Cáucaso do Norte russo.
"Eles são para aí enviados pela organização terrorista Emirato do Cáucaso para "estágio", frisou.
O Emirato do Cáucaso é uma organização muçulmana radical que luta pela separação das repúblicas muçulmanas do Cáucaso do Norte da Federação da Rússia: Chechénia, Daguestão, Inguchétia, Daguestão, Cabardino-Balcária, Karachaevo-Cherkéssia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário