sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NSA terá violado normas de privacidade milhares de vezes desde 2008

NSA terá violado normas de privacidade milhares de vezes desde 2008

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos violou normas de segurança ou atuou fora da sua autoridade milhares de vezes desde 2008, noticia o jornal «The Washington Post». 

Citando um relatório da auditoria interna da agência federal, datado de maio de 2012, o jornal revela que as infrações atingiram alvos dos programas americanos e estrangeiros dentro dos Estados Unidos, num total de 2.776 incidentes nos 12 meses precedentes de armazenamento ou acesso a comunicações protegidas dos cidadãos, por correio eletrónico ou telefone.

O «Washington Post» explica que a maioria ocorreu acidentalmente e que resultou maioritariamente de erros informáticos ou tipográficos, dando como exemplo o caso em que a NSA intercetou uma «grande quantidade» de telefonemas a partir de Washington quando um erro de mudou o código telefónico 202 (de Washington) com 20 (código internacional para chamadas para o Egito).

«Somos uma agência dirigida por pessoas que operam num contexto complicado sob diversos regimes normativos, por isso, às vezes, damos por nós do lado errado da linha», afirmou um trabalhador da agência ao jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário