quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bélgica ganhou 8 mil milhões de euros com crise na zona euro - Dinheiro Vivo

Bélgica ganhou 8 mil milhões de euros com crise na zona euro - Dinheiro Vivo

Se muitos países, como Portugal ou Grécia, foram, e continuam a ser, penalizados com a crise na zona euro, poucos são aqueles que têm retirado proveitos. Ainda assim, há quem esteja a aproveitar para fazer ganhos.
Depois da Alemanha ter revelado que arrecadou 41 mil milhões de euros com a crise da zona euro, devido à redução dos pagamentos de juros, agora é a vez da Bélgica. De acordo com os dados da agência de dívida belga, o país conseguiu economizar 8 mil milhões de euros com a redução acima do previsto das taxas de juro desde 2010, conseguindo assim financiar-se a um menor custe do que o inicialmente calculado.
Esta estimativa é calculada com base na diferença entre as taxas de juro que a Bélgica estava disposta a pagar em 2010 face às taxas que efetivamente teve de pagar aos mercados ao longo dos anos seguintes.
"Comparámos a nossa projeção anual realizada em 2010 com as taxas que efetivamente pagamos e com as taxas que ainda vamos pagar neste e no próximo ano", explicou Jean Deboutte, diretor da agência citado pelo jornal Le Soir.

Recorde-se que, segundo dados revelados recentemente pelo governo de Angela Merkel, a Alemanha arrecadou 41 mil milhões de euros com a crise da zona euro devido à redução dos pagamentos de juros. A forte procura pela dívida alemã tem levado à diminuição dos juros a pagar para Berlim se financiar, reduzindo assim a fatura final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário