segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Acidificação dos oceanos pode acentuar o aquecimento global | iOnline

Acidificação dos oceanos pode acentuar o aquecimento global | iOnline

O estudo é dirigido pela investigadora do instituto alemão Max Planck Katharina Six

A acidificação dos oceanos, devido à dissolução de dióxido de carbono (CO2) na água, poderá acentuar o aquecimento global ao diminuir a emissão de gases de origem marinha, revela um estudo publicado hoje na revista 'Nature Climate Change'.
O estudo - dirigido pela investigadora do instituto alemão Max Planck Katharina Six - sublinha que os efeitos da acidificação não são atualmente tidos em conta nas projeções sobre a evolução das alterações climáticas devido ao aquecimento da atmosfera.
O CO2 é um dos principais gases geradores do efeito de estufa, emitido pela atividade humana em quantidades cada vez maiores, e é também o principal responsável pela acidificação da água dos oceanos, que absorvem cerca de um quarto das emissões totais.
O estudo divulgado hoje revela que a baixa do índice PH (que indica um aumento de acidez) da água dos oceanos provoca uma baixa da concentração de dimetilo de enxofre (DMS), um gás produzido naturalmente pelo fitoplâncton (plâncton de origem vegetal) e que tem influência no papel dos oceanos na regulação do clima.
Ao ser libertado para a atmosfera, o DMS cria aerossóis que ao refletirem a luz do sol permitem reduzir a temperatura da superfície terrestre.
O estudo conclui, a partir de simulações, que uma baixa de 18% até 2100 das emissões do gás de origem marinha resultará num aquecimento global suplementar de entre 0,23ºC e 0,48ºC, variação suficiente para que este mecanismo até agora desconhecido seja tido em conta em futuras projeções sobre o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário