quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lisboa vai ter 20 táxis eléctricos a circular | iOnline - Notícias de Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Boa Vida, Opinião e muito mais.

Lisboa vai ter 20 táxis eléctricos a circular | iOnline - Notícias de Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Boa Vida, Opinião e muito mais.

Os novos veículos irão também passar a colaborar nas iniciativas relativas à Semana Europeia da Mobilidade

A cidade de Lisboa vai ter em breve 20 táxis elétricos a circular, no âmbito de um apoio da Câmara Municipal, que vai atribuir 60 mil euros a duas associações do setor para a compra das viaturas.
A Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) e a Federação Portuguesa do Táxi assinam hoje um protocolo para apoiar a renovação da frota de táxis da capital e promover a utilização de veículos elétricos para este serviço de transporte.
A autarquia lisboeta aprovou em julho a atribuição de apoio financeiro às duas entidades para aquisição de 20 veículos exclusivamente elétricos, que irão substituir as viaturas de combustível fóssil, “contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar na cidade”, anunciou a CML em comunicado.
Os 60 mil euros serão divididos entre as duas associações de taxistas, representando um apoio de três mil euros para a aquisição de cada veículo elétrico, cerca de 12% do seu custo total, disse à Lusa Florêncio Almeida, presidente da Antral.
A reconversão da frota dos táxis lisboetas para as energias alternativas é uma ambição antiga da Antral, mas a crise veio atrasar o processo.
“É de louvar esta iniciativa da Câmara de Lisboa. Esperamos que venham mais apoios deste tipo das entidades responsáveis pela circulação”, disse o representante dos taxistas, lembrando que as energias renováveis são também “mais económicas” e “a rentabilidade da indústria também tem de passar por essas alterações”.
Com o protocolo a ser celebrado hoje, será apresentado o sistema de recolha de informação integrado nas novas viaturas, “que permitirá monitorizar os impactos ambientais e económicos deste projeto, designadamente informação sobre quilómetros percorridos, poupança de combustível e redução de emissões”, refere a Câmara de Lisboa, em comunicado.
Os novos veículos irão também passar a colaborar nas iniciativas relativas à Semana Europeia da Mobilidade ou outras iniciativas do pelouro da Mobilidade “que promovam a mobilidade elétrica e a utilização de veículos elétricos no serviço de transporte em táxi”, acrescenta.
Uma das ações para promover estas viaturas passará pela sua disponibilização para “demonstração à população e utentes da cidade, durante um dia”, naquela semana temática.
O protocolo será celebrado hoje, pelas 15:30, nos Paços do Concelho, com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, e com o vereador do Pelouro da Mobilidade e Infraestruturas Viárias, Fernando Nunes da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário