terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alemanha pede terceiro resgate financeiro para a Grécia - Dinheiro Vivo

Alemanha pede terceiro resgate financeiro para a Grécia - Dinheiro Vivo

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaüble, acredita que a Grécia precisa de um terceiro resgate financeiro, mas rejeita um novo perdão de dívida. 
"Terá de haver um outro programa na Grécia", afirmou o número dois de Angela Merkel num discurso eleitoral que prepara as eleições de 22 de setembro. No entanto, não é a primeira vez que o ministro das Finanças alemão refere esta necessidade e fez questão de o sublinhar ao mencionar um relatório do Banco Central da Alemanha: "Há muito tempo que se fala sobre isto. O Bundestag já falou sobre isto", afirmou. 
A Alemanha continua de olhos postos na Grécia e amanhã Joerg Asmussen, membro executivo do Banco Central Europeu, viajará para Atenas para avaliar os progressos das reformas e possíveis ajudas para o cumprimento do défice. 
No mês de julho, a Grécia recebeu 5 800 milhões d euros da troika e em outubro chega uma nova tranche de 1000 milhões, desde que as metas acordadas com os parceiros internacionais sejam cumpridas. 

Também em  outubro, os credores internacionais voltam a visitar Atenas para acompanhar os objetivos orçamentais para os anos de 2015 e 2016. Sob vigilância da troika vai estar o programa de privatizações, que está atrasado e que consiste num pilar essencial para o cumprimento do memorando de entendimento estabelecido entre a troika o Executivo helénico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário