quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Merkel adia para 2014 decisão sobre terceiro resgate à Grécia - Dinheiro Vivo

Merkel adia para 2014 decisão sobre terceiro resgate à Grécia - Dinheiro Vivo

A chanceler alemã atirou mais achas para a fogueira sobre o terceiro resgate para a Grécia, ao admitir que no próximo ano a questão vai voltar a estar em cima da mesa.
“Quais os valores envolvidos, não posso avançar agora. Mas poderemos vir a dizê-lo em meados do próximo ano”, afirmou Angela Merkel, em entrevista ao canal alemão SAT.1, citada pela Efe.
A líder alemã respondeu desta forma ao ser questionada sobre as declarações do seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, que admitiu que Atenas será alvo de um novo pacote financeiro.“Não posso avançar nem confirmar valores. Não sei. Não podemos saber. Só se pode dizer que a Grécia deve continuar o seu ajustamento. E nós apoiaremos o melhor que pudermos”, acrescentou.
Sobre uma possível reestruturação da dívida helénica, a chanceler, à semelhança do seu ministro, negou totalmente essa hipótese, considerando que esse tema trás “insegurança à zona euro”.Fontes anónimas do governo alemão avançaram ao jornal "Süddeutsche Zeitung" que o valor do resgate será, contudo, inferior ao dos anteriores, que totalizaram 240 mil milhões de euros.
Entretanto, a Comissão Europeia veio pôr água na fervura e disse que qualquer decisão será tomada em conjunto pelos parceiros europeus e pela troika mas só no outono.

Olli Rehn, vice-presidente comunitário, veio também alertar que existem mais opções em cima da mesa para a Grécia, além do resgate, como a extensão dos prazos de pagamento dos empréstimos concedidos pela troika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário