segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Já é possível comprar quase tudo a preço de saldo | iOnline - Notícias de Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Boa Vida, Opinião e muito mais.

Já é possível comprar quase tudo a preço de saldo | iOnline - Notícias de Portugal, Mundo, Economia, Desporto, Boa Vida, Opinião e muito mais.

A altura é de crise e também de orçamentos familiares cada vez mais asfixiados. Encontrar produtos e serviços ao melhor preço é o desafio de qualquer consumidor. Por isso mesmo, as promoções, os cupões e as compras colectivas acabaram por entrar na rotina de qualquer cliente atento. A moda parece que veio para ficar e já não é preciso esperar pela época de saldos para ser possível poupar alguns trocos que podem fazer toda a diferença no final do mês. O i apresenta alguns exemplos em que é possível obter verdadeiros descontos 

Compras colectivas. Descontos até 90%
Groupon As compras colectivas são uma das formas mais  populares para obter os melhores preços. A Groupon é um dos sites mais conhecidos e líder no sector. Mas a oferta ainda é mais vasta e há sites que permitem obter descontos até 90%. Existem também agregadores de todos os sites de descontos. Quanto aos serviços e produtos disponibilizados, o leque também é variado: hotéis, restaurantes, férias e lazer, serviços de estética e cultura, etc. Em caso de dúvida, consulte a Associação de Empresas Portuguesas de Compras Colectivas (AEPCC), entidade portuguesa que representa este sector.

Bancos. Cartões de crédito dão pontos
Milhas A grande maioria dos cartões de crédito dão pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. É também frequente acumular milhas que podem ser trocadas por viagens aéreas, mas tenha atenção aos prazos de validade. Geralmente duram entre os três e os cinco anos. Mas os “descontos” das instituições financeiras não ficam por aqui. Um “bom” envolvimento com o banco permite obter juros mais baixos. É o caso, por exemplo, da conta-ordenado, do cartão de crédito, da domiciliação de pagamentos, dos planos poupança-reforma (PPR), entre outros produtos.

Gasolineiras. Pagar menos para abastecer
Desconto por litro Apresentar um cartão de associado a qualquer empresa, banca ou instituição no acto do pagamento já entrou na rotina da maioria dos consumidores. Cada petrolífera tem a sua rede de parcerias e as reduções rondam em média os 6 cêntimos por litro. Mas há casos em que os descontos podem atingir os 12 cêntimos se for abastecer em determinado fim-de-semana. A Galp tem, por exemplo, promoções cruzadas com o Continente e BP e o Pingo Doce também apostou nesta área através de uma parceria com a gasolineira BP. Mas existem várias promoções nas redes Galp, Repsol, Cepsa e BP. Basta escolher.

Cartões de lojas. Oferta variada e para todos os gostos
Pontos acumulados Nas lojas, o universo de reduções é maior e mais variado. Há ofertas para todos os gostos, que podem ir de refeições grátis, quando atingir a décima, à oferta de descontos em perfumarias, lojas de roupa, entre muitas outras. Por exemplo, o cartão FNAC oferece 5% de desconto em cartão em todas as compras, 10% de desconto imediato em livros, oferta da comissão de bilheteira, entre outras Já a SportZone permite acumular pontos no cartão que podem ser trocados por descontos. Mas estas são só algumas das muitas ofertas que existem.

Cupões. Os “pais” dos descontos
Folhetos Quem não se lembra de ver a oferta de descontos em cupões das mais variadas revistas ou em embalagem dos próprios produtos? Os cupões poderão ser mesmo encarados como os “pais” dos descontos. É frequente encontrar nos folhetos dos hipermercados vales de desconto que podem ser abatidos no valor da compra ou convertidos no cartão da grande superfície para mais tarde ser descontado. Não se esqueça, no entanto, que no caso dos folhetos promocionais existe um prazo para beneficiar do preço de saldo imposto por uma data limite.

Ginásios. Peso pode ditar valor da inscrição
Peso Há ginásios que fazem reduções de preço na inscrição consoante o peso ou os centímetros da cintura. Levar amigos a inscreverem-se também pode dar direito a uma mensalidade grátis. Mas os descontos não se ficam por aqui. Os ginásios Solinca, do grupo Sonae, têm vindo a oferecer descontos em cartão Continente. Já a Holmes Place apostou na oferta de mensalidades a 39 euros e quem estive desempregado pode “congelar” a mensalidade até 12 meses. Por seu lado, os ginásios low cost, como o Fitness Hut, cobram por semana aos sócios 5,50 euros, mas  o valor pode aumentar consoante o uso.

Aprenda a obter os melhores descontos
Cartões das superfícies
Os cartões são gratuitos e na maioria dos casos dão descontos quando se atinge determinado valor em compras. Além disso, há promoções específicas para  quem tem este cartão. Geralmente basta preencher um formulário com os seus dados pessoais

Newsletters dos sites
Há vários sites em que basta introduzir o email para, a partir daí, começar a receber informações sobre as mais variadas reduções. Aqui podeaceder a qualquer espécie de artigos, de viagens a electrodomésticos, passando por artigos de beleza

Comparação de preços
Antes de comparar um produto com desconto não se esqueça de comparar o preço real do mesmo. Muitas vezes as compras são feitas por impulso e arrisca-se a cair numa manobra de marketing

Analise a validade
A maioria dos cupões e descontos têm um prazo de validade. Não os deixe esquecidos em casa. O ideal é juntá-los todos no mesmo sítio e use os que perdem primeiro a validade. Caso contrário arrisca-se a gastar mais dinheiro e perder a oportunidade por um simples esquecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário