quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vale a pena comprar casa de férias agora? - Dinheiro Vivo

Vale a pena comprar casa de férias agora? - Dinheiro Vivo


Comprar uma casa de férias agora ou, pelo menos, começar a analisar o mercado, pode ser uma boa opção. De acordo com alguns especialistas do mercado, não só os preços estão mais baixos como o mercado deu, pela primeira vez em março, sinais de uma ligeira recuperação.
"Nota-se um aumento das consultas de potenciais clientes, principalmente no Algarve, que é o tradicional mercado de segunda habitação", disse ao Dinheiro Vivo, o responsável da empresa de estatísticas Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães. 
De acordo com este responsável, esta situação tem muito a ver com os Golden Visas, criados pelo Governo para estimular o investimento estrangeiro no turismo e que facilitam vistos para quem comprar casas com valores acima de 500 mil euros, mas também com o facto dos preços estarem mais baixos. 
Só no Algarve os preços já desceram cerca de 20%, adiantou Ricardo Guimarães. E noutras zonas, como o Oeste ou o Douro, a quebra da procura também gerou descontos, disse a responsável pela área de hotelaria da consultora Worx, Alexandra Torres.
No entanto, há outros destinos turísticos, como Tróia, onde os preços não desceram e onde tem havido muita procura, principalmente por parte do mercado interno, disse a mesma responsável. 
Ainda assim, os dois especialistas concordam que quem quiser comprar casa não se deve precipitar e deve analisar muito bem o investimento. "Neste momento, tudo pode acontecer, tanto podem baixar, como subir", disse Ricardo Guimarães. 
Já Alexandra Torres considera que é preciso avaliar bem o emprendimento, percebendo se ele continua a ser bem gerido apesar dos descontos no preço. 
De acordo com esta responsável, existem boas oportunidades agora para investir em casas de resort. "É mais seguro comprar uma casa onde há uma empresa fidedigna e com uma marca consolidada e onde até pode ganhar algum rendimento se colocar a casa para exploração turística quando não a está a ocupar", explicou. 
Além disso, diz ainda Alexandra Torres, é preciso saber que tipo de investimento se quer fazer. Se for para comprar uma casa de férias para vender dentro de um ou dois anos, então é preciso ter em conta que ela não vai valorizar. 

Mas, "num investimento a longo prazo, faz sentido aproveitar os preços baixos do mercado", rematou Alexandra Torres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário