quinta-feira, 2 de maio de 2013

Horário da função pública passa para 40 horas semanais já este ano | iOnline

Horário da função pública passa para 40 horas semanais já este ano | iOnline


O horário da Função Pública vai passar para 40 horas semanais já este ano. Só com este aumento da carga laboral, o governo consegue arrecadar uma poupança de cerca de 70 milhões de euros até Dezembro.
Uma fonte do executivo afirma que a poupança chega por dois caminhos: horas extraordinárias que deixam de ser pagas e professores que deixam de ser contratados, porque haverá um alargamento do horário de trabalho para os docentes dos quadros, revela a "TSF".
A mesma fonte assegura que está em cima da mesa um aumento da contribuição dos funcionários do estado, para a ADSE e para outros sub-sistemas de saúde. Um aumento de 0,75%, de 1,5 para 2,25% do salário. Aqui, o executivo conta arrecadar mais 90 milhões de euros.
Depois, está ainda prevista uma redução do pagamento a funcionários em regime de mobilidade especial: um corte que poderá chegar, no total, a 40 milhões de euros de poupança nos últimos seis meses do ano.
Feitas as contas, estas três medidas juntam 200 milhões de euros à poupança já anunciada de 700 milhões com os novos tetos de despesa para os ministérios.
Para tapar por completo o buraco de 1230 milhões, deixado pelo acórdão do Tribunal Constitucional, faltam 300 milhões, sendo que ainda não é certo onde é que as Finanças vão conseguir esse dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário