quinta-feira, 2 de maio de 2013

Como planear uma viagem barata: 5 mitos - Dinheiro Vivo

Como planear uma viagem barata: 5 mitos - Dinheiro Vivo


Na hora de viajar para o estrangeiro existem certos procedimentos que, de acordo com o conhecimento popular, se devem seguir para poupar dinheiro: marcar tudo com o máximo de antecedência possível, procurar promoções em sites que não os do próprio hotel, ou mesmo aproveitar asduty-free shops do aeroporto para fazer compras.

Mas tem a certeza que todos esses negócios são infalíveis? A revista Timeajuda a desvendar alguns mitos.
Mito 1: "O melhor é marcar a viagem o mais cedo possível"
No ano passado a Airlines Reporting Corporation fez um estudo sobre marcações de viagens e concluiu que a melhor altura para comprar um bilhete de avião era com seis semanas de antecedência, altura em que as companhias aéreas baixavam os preços para vender lugares vazios. O estudo concluiu que, em 2011, bilhetes comprados com seis semanas de avanço eram 6% mais baratos, e em anos anteriores o desconto era ainda maior. Um estudo mais recente, da CheapAir.com, aponta as sete semanas de antecedência como a melhor altura para comprar bilhetes. No entanto, o blogger de "View From the Wing", Gary Leff, defende que a altura em que se marca a viagem depende da companhia aérea, do trajeto e do dia da semana. O melhor, aconselha, é ir fazendo alguma pesquisa acerca da rota pretendida para ganhar noção dos preços praticados.
Mito 2: "O seguro extra para o carro de aluguer é imprescindível"
Ao alugar um carro para as férias é costume que lhe recomendem um seguro extra que cubra acidentes ou roubos. Mas tenha atenção, porque é bem possível que o seu seguro já cubra estas situações. Existem vários seguros automóveis que abrangem alugueres, por isso o melhor mesmo é informar-se com a sua companhia a fim de saber se irá estar a gastar dinheiro sem necessidade.
Mito 3: "É melhor pagar em dinheiro do que com cartão de crédito"
Regra geral, se viajar para um país cuja moeda não é o Euro, poupa mais dinheiro se pagar as suas compras com cartão de crédito. De acordo com uma pesquisa do site CardHub.com, os cartões de crédito possuem uma taxa de câmbio cerca de 8% menor do que se for trocar dinheiro no banco, e 16% melhor do que se fizer o câmbio no aeroporto. Certifique-se apenas que o seu cartão não aplica uma taxa de transação estrangeira, que normalmente ronda os 3%, o que iria cancelar a taxa de câmbio favorável.

Mito 4: "Há sites melhores que os do próprio hotel para marcar a estadia"
Se encontrar um negócio melhor em sites de terceiros do que no próprio hotel o melhor é contactá-lo, porque a maioria tem preços mínimos estabelecidos. Ao ir diretamente à página do hotel também pode eventualmente encontrar outras promoções, como estacionamento gratuito ou bebida de boas-vindas.
Mito 5: "As duty-free shops são o melhor sítio para fazer compras"
As duty-free shops do aeroporto oferecem uma vasta gama de produtos desde perfumes, a chocolates, tabaco ou óculos de sol, praticando preços sem IVA. Contudo, algumas ofertas não são tão boas como podem parecer à primeira vista, porque apesar de não se pagarem taxas os preços são por vezes mais altos do que nas lojas. Segundo um estudo da revista Esquire, os produtos mais vantajosos de adquirir nas duty-free shops são álcool e tabaco, ao contrário dos perfumes e joalharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário