segunda-feira, 6 de maio de 2013

Testada a primeira arma produzida em impressora 3D - JN

Testada a primeira arma produzida em impressora 3D - JN


A primeira arma criada numa impressora 3D foi testada com sucesso nos Estados Unidos. Cody Wilson, o fabricante, pretende que todos tenham a oportunidade de construir as próprias armas em casa.
 
foto DEFCAD
Testada a primeira arma produzida em impressora 3D
A arma tem 16 peças plásticas e apenas 2 metálicas
 
Com apenas 25 anos, Cody Wilson e o grupo "Defense Distributed", desenvolveram uma arma criada a partir de peças de plástico, recorrendo a uma impressora 3D. Foi ainda criada a plataforma "Defcad" onde estão disponíveis os desenhos de cada peça que podem ser descarregados nas impressoras para produzir as armas de fogo.
A nova tecnologia permite construções de camada sobre camada de plástico, o que permite construir objetos sólidos. Com as impressoras cada vez mais acessíveis ao público, o principal objetivo de Wilson passa por facilitar a obtenção de armas, sem ser necessário recorrer a lojas ou a outros vendedores.
Confrontado com o perigo que o novo projeto possa representar, o estudante apenas afirma que a arma "pode ser utilizada para assustar outras pessoas" o que, na sua opinião, não é "motivo" para interromper a criação das armas nem "razão" para não as dar a conhecer.
Para a criação da arma de fogo, Wilson recebeu uma licença para fabrico e venda da "US Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives" (AFT). Segundo Donna Sellers, da ATF, a arma impressa em 3D não é uma arma automática e, como tal, é legal nos Estados Unidos. "Qualquer pessoa pode fabricar uma arma de fogo para uso próprio. No entanto, se envolver vendas, é necessário uma licença", afirma Donna Sellers à BBC News.
Várias organizações têm-se manifestado contra o projeto e alertam para perigos de fabricar uma arma em casa. Eleah Gunn Barrett, da "New Yorkers Against Gun Violence" diz mesmo que "as armas podem cair nas mãos de criminosos, doentes mentais, pessoas que recorrem à violência doméstica e até crianças".

Nenhum comentário:

Postar um comentário