terça-feira, 7 de maio de 2013

Vítor Gaspar: "Ajustamento de Portugal é muito bonito" - Dinheiro Vivo

Vítor Gaspar: "Ajustamento de Portugal é muito bonito" - Dinheiro Vivo


"É muito mais bonito quando se olha para o ajustamento de Portugal", congratulou-se esta manhã, Vítor Gaspar, referindo-se aos efeitos já visíveis das medidas na redução do défice orçamental e da economia como um todo.
O ministro das Finanças português, um dos oradores na conferência "Plano para uma união económica e monetária  efetiva e aprofundada, que decorre em Bruxelas, fez uma descrição sumária do que aconteceu à economia portuguesa e a outras semelhantes nas últimas duas décadas. O governante disse que os países em estudo (que hoje estão sob ajustamento) cresceram porque havia condições financeiras favoráveis, e não tanto porque tivessem economias robustas, num contexto de integração e participação na zona euro.
Quando veio a crise, em 2008, essas condições mudaram radicalmente, para pior, tendo os países ficado expostos às suas fragilidades estruturais, argumentou Gaspar.
"Há uma forte plausabilidade de as condições de financiamento das economias estarem a dominar (negativamente) as perspetivas económicas potenciais (output gap)", referiu.
Para recuperar melhores condições, os países "têm de pôr a casa em ordem", aplicando medidas de austeridade para reduzir a procura interna e a dependência histórica de financiamento externo. Gaspar destacou o grande contributo que tem sido dado pelo sector privado.
"Portugal pode ser visto como um caso patadigmático destes problemas". Que estão a ser resolvidos até porque "no final de 2012 a economia portuguesa terá registado um ligeira capacidade de financiamento externo". Por isso, continuou, "é muito mais bonito quando se olha para o caso de Portugal" e para o ajustamento dos últimos dois anos, sobretudo.
O ministro referiu ainda que "a consolidação orçamental em Portugal não está a ser imposta pela Comissão Europeia ou pela troika, mas sim pela realidade financeira e económica" em que se encontra o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário