terça-feira, 14 de maio de 2013

Nutri Ventures nos EUA. Desenhos bons de ver - Dinheiro Vivo

Nutri Ventures nos EUA. Desenhos bons de ver - Dinheiro Vivo


As crianças norte-americanas vão conhecer novos heróis a partir de segunda-feira, quando a série de animação portuguesa Nutri Ventures se estrear nos Estados Unidos. O canal para crianças Kabillion e o Hulu licenciaram a criação portuguesa, que promove a alimentação saudável de forma subliminar.
Como? “Os heróis têm de ir à procura dos Nutri Powers, que estão dentro de alimentos escondidos em sete reinos longínquos”, explica ao Dinheiro Vivo o cofundador Rui Lima Miranda. Os reinos são fatias da roda dos alimentos e as peripécias do heróis servem para as crianças conhecerem os “nutripoderes” dos alimentos. A série estreou-se em Portugal em outubro, na RTP2 e no canal Panda.
Com a estreia no Brasil (SBT) e em Espanha (Disney) nas últimas semanas, passa a estar em 19 países. “É a primeira vez que um produto de animação português está a passar num canal Disney, o que é um marco histórico”, diz Rui Miranda. Pelos dados da empresa, as audiências estão muito acima das expectativas: em 30% das emissões, o Nutri Ventures fica no top 3 dos programas mais vistos.
“Quisemos passar mensagens universais acerca dos alimentos e fazer a série o mais universal possível, em termos de estilo gráfico, velocidade da animação e ação.” Cada episódio de 22 minutos demora cinco meses a ficar pronto, entre escrita e finalização, e requer investimentos avultados. A empresa assegurou dez milhões de euros de fundos, primeiro com business angels e já este ano com a entrada da Espírito Santo Ventures e Portugal Ventures.
Para 2013, espera uma faturação de um milhão; mas o modelo de negócio não assenta na televisão. Está no licenciamento de personagens e história para produtos associados como roupa e brinquedos. Em breve, será introduzida no mercado português a Nutri Meal, versão saudável do pacote para crianças que traz brindes relacionados.
Retrato
A série já passa em 19 países: Portugal, Espanha, Brasil, EUA, Colômbia, Israel, Hungria, Singapura, Tailândia, Bulgária, Bósnia, Croácia, Malásia, República Checa, Roménia, Eslováquia, Ucrânia, Sérvia e Eslovénia. Os canais são o Hulu, RTP2, Panda, Disney, SBT, Incomsa, Minimax, Noga, Paksinva, Play Media, ProPlus, Trevano, OPkto e M2. O investimento total foi de dez milhões de euros.

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