quinta-feira, 16 de maio de 2013

Descontos na luz e gás: Conheça as ofertas e saiba qual a melhor - Dinheiro Vivo

Descontos na luz e gás: Conheça as ofertas e saiba qual a melhor - Dinheiro Vivo


O mercado livre de energia está ao rubro e há cada vez mais ofertas por onde escolher. Neste momento há cinco empresas no mercado e, pelo menos, 17 ofertas diferentes. O Dinheiro Vivo compilou as principais e fez as contas, sempre sem IVA e outros impostos e com base no consumo médio estimado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) que é de 214,4 kwh por mês. E no gás, a média usada foi de 300 kwh de consumo no segundo escalão, que vai de 221 a 500 m3. Conheça as ofertas e saiba qual a melhor. E aqui pode aprender a fazer as contas para ver com qual poupa mais.
EDP
Casa Total Click e Casa Click

O Casa Total Click dá 5% de desconto na conta toda de eletricidade, ou seja, na energia e na potência contratada, e 10% no gás. No Casa Click, o desconto é apenas na conta da luz mas na mesma de 5% sobre a conta toda e sempre sobre as tarifas reguladas e transitórias que estão agora em vigor. Ou seja, se estas mudarem ao longo do ano de contrato, o desconto será sempre sobre a tarifa atual.
A poupança mensal face ao preço regulado da conta da luz é, em média, de 1,88 euros para potências de 4,6 kva e de 2,05 euros nas potências de 6,9 kva. No gás, em Lisboa, a poupança chega aos 2,42 euros por mês e no Porto aos 2,36 euros.
Os dois descontos são apenas válidos para quem aderir até 30 de junho e fizer tudo online. Ou seja, a adesão só pode ser feita através da internet (no site energia.edp.pt) e obriga o cliente a ter fatura eletrónica bimestral e ainda a pagamento por débito directo.
Não tem penalização se quiser sair a meio do contrato que é válido por um ano, nem há serviços adicionais obrigatórios.
Casa Total e Casa
O Casa Total dá desconto de 2% na eletricidade (energia e potência) e de 5% no gás. E o casa dá desconto apenas na conta da luz, mas também de 2%.
Para um consumo médio de 214, 4 kwh, a poupança mensal é de 75 cêntimos para quem tem potência de 4,6 kva e de 82 cêntimos para potências de 6,9 kva. No gás, em Lisboa, poupa 1,21 euros e no Porto, 1,17 euros por mês e para um consumo médio de 300 kwh.
Não tem serviços adicionais obrigatórios, mas só tem desconto quem pagar por débito directo. Se quiser pagar por multibanco passa para o mercado livre, mas o preço é mesmo do mercado regulado.
A EDP dá ainda desconto aos sócios do Sporting. Saiba mais aqui.

Endesa
Leilão da Deco
Dá 5% de desconto no preço da eletricidade e sobre as tarifas reguladas e transitórias que estão agora em vigor. Ou seja, se estas mudarem ao longo do ano de contrato, o desconto será sempre sobre a tarifa que existe agora.O valor da potência contratada é pago por inteiro e também não há descontos no gás.
Para um consumo médio de 214,4 kwh, tanto nas potências de 4,6 kva como na de 6,9 kva, a poupança é de 1,52 euros.
Para aderir tinha de se inscrever no leilão da Deco e, agora, tem até 30 de junho para aceitar ou não a proposta que a Deco lhe vai fazer por mail. Será também tudo feito pela Internet e o contrato é válido por um ano. Não há penalizações se quiser sair antes nem serviços adicionais obrigatórios.
Tarifa Luz
Fora do leilão, a Endesa dá 10% de desconto, mas apenas sobre a potência contratada entre os 3,45 e os 20,70 kva. O consumo de energia é pago por inteiro e as tarifas, como são as transitórias podem mudar de três em três meses.
Assumindo um consumo médio mensal de 214,4 kwh nas potências domésticas mais comuns - 4,60 e 6,90 kva - a poupança mensal pode ser, respetivamente, de 73 cêntimos ou 1,09 euros.
O contrato é válido durante um ano e também não tem penalização se sair antes.
Galp
Galp On gás + luz

Dá desconto de 2% na luz (energia e potência) e de 5% no gás. Se aderir a serviços de assistência a casa, que exigem um pagamento mínimo de 3,90 euros por mês, tem desconto de 5% na luz e de mais 5% no gás. 
Assim, sem estes serviços, a poupança é de 75 cêntimos na luz para quem tem potência de 4,6 kva e de 72 cêntimos para quem tem 6,9 kva. Para quem aderir aos serviços, o desconto é, respetivamente, de 1,90 e 2,90 euros, mas como se paga mais 3,90 euros, acaba por abater a poupança. No gás, a poupança é sempre de 1,21 euros em Lisboa e de 1,18 no Porto.
O contrato é válido por um ano e apesar de não existir fidelização, se se desistir antes do prazo, a Galp exige o pagamento dos serviços adicionais multiplicado pelos meses que faltem.
Galp On 
Dá desconto de 2% ou só na luz ou só no gás, mas exige sempre o pagamento de serviços em que o mínimo são 3,90 euros por mês, ou seja, acaba por não ter desconto.
Iberdrola
Dá 5% de desconto, mas apenas no preço da energia, ou seja, da tarifa transitória regulada. A potência é paga por inteiro, ou seja, é muito semelhante ao desconto da Endesa no leilão, mas as condições são menos vantajosas.
Assumindo um consumo médio mensal de 214,4 kwh e para as potências de 4,60 e de 6,90, a poupança é de 1,52 euros, mas exige um pagamento de 2,30 euros por mês por um seguro de urgência a casa, a partir do sexto mês de contrato. Ou seja, só usufrui de desconto nos primeiros seis meses.
O contrato também é válido por um ano e, se sair há uma penalização na qual o cliente tem de pagar o equivalente ao valor mensal da potência contratada multiplicado pelos meses que faltam. Ainda assim, pode pagar por débito direto ou multibanco.
GoldenergyDá desconto apenas no gás e não se paga o termo fixo o que equivale a um desconto de 20%. Para um consumo médio de 300 kwh, no segundo escalão, que é o mais comum, as poupanças são de 3,77 euros por mês em Lisboa e de 3,78 mensais no Porto. O contrato e o desconto é válido por um ano e não tem fidelização nem penalizações. 
Descontos no bi-horário
Na EDP, pode passar para o mercado livre mantendo o bi-horário, mas a tarifa será igual à do mercado regulado. Na Iberdrola não há sequer oferta e na Galp há um desconto de 2% que seria vantajoso se depois a empresa não obrigasse a pagar 3,90 euros por mês para serviços de assistência à casa. É por isso que só o desconto de 1,2% que a Endesa dá no leilão, sem serviços extra, permite uma poupança real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário