segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SIL começa amanhã com mais de 250 imóveis em leilão e dois mil para arrendar | iOnline

SIL começa amanhã com mais de 250 imóveis em leilão e dois mil para arrendar | iOnline

O “Clube de Investidores Estrangeiros SIL” é a grande novidade desta 15.ª edição.

Começa amanhã a 15ª edição do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL). Vão estar mais de 250 imóveis em leilão: 150 presenciais e 100 online. “A Caixa Geral de Depósitos, que é o nosso parceiro nesta iniciativa, trouxe este ano uma grande inovação. Com o apoio da Casa Sapo, vai organizar leilões online hora a hora, onde os licitantes podem verificar se as suas ofertas foram as vencedoras”, disse ao i o director de área de feiras da FIL, responsável pelo SIL, Jorge Oliveira.
Também de destacar são os mais de dois mil imóveis que vão estar disponíveis para arrendar, através da bolsa de arrendamento. “Trata-se de um espaço de informação para facilitar o acesso directo dos nossos visitantes aos expositores, com o produto arrendamento”, diz.
Mas as novidades não se ficam por aqui. Apesar da crise, o responsável afirma que “em termos de dinâmica, o SIL vai ser ainda mais forte este ano, precisamente para contrariar este ciclo económico”. Haverá uma ligeira diminuição de área, mas em contrapartida “um reforço da representatividade dos nossos expositores”, ressalva. Por exemplo, vão estar presentes mais bancos e mais empresas de reabilitação.
A principal diferença em relação aos anos anteriores está no “Clube de Investidores Estrangeiros SIL”, que consiste na procura da captação de capital estrangeiro, quer para levar as nossas empresas a mercados externos, quer para trazer investidores a Lisboa. Neste âmbito, estarão presentes players “importantes” do Brasil e França que “são neste momento grandes apostas do SIL para captação de investimento estrangeiro”, reforça.
“Temos conseguido abrir os horizontes para os negócios do nosso sector imobiliário em vários países. No Salão deste ano vamos receber também uma comitiva de empresários de vários países, organizada pela Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), vindos do Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau, que participarão numa rodada de negócios com os empresários portugueses do sector imobiliário”.
Está também previsto um debate em torno da nova lei das rendas e da reabilitação urbana, que segundo Jorge Oliveira, “são grandes esperanças para a dinamização do nosso mercado imobiliário”.
De destacar são os “Prémios SIL do Imobiliário” que nas palavras do responsável são, neste momento, a distinção mais importante no mercado imobiliário nacional. “Batemos este ano o recorde de candidaturas com mais de 80, cujos prémios serão entregues no dia 10 na cerimónia de gala”. Este ano há uma nova categoria, o “prémio fundo investimento imobiliário”.
No que diz respeito às conferências, o responsável destaca a do dia 10 à tarde que “tem na internacionalização do sector, no arrendamento e reabilitação urbana os grandes temas”. De referir também a conferência Portugal Brasil, no dia 11, e o seminário onde vai haver um debate sobre como o imobiliário pode ser uma das soluções importantes para ultrapassar este clima económico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário