quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Funcionários públicos só perdem 1 subsídio, reformados vão receber 1,1 subsídios - Dinheiro Vivo

Funcionários públicos só perdem 1 subsídio, reformados vão receber 1,1 subsídios - Dinheiro Vivo


Depois de terem perdido dois subsídios em 2012, a austeridade vai ser menos agressiva para os funcionários públicos e reformados no próximo ano. Segundo apurou o Dinheiro Vivo, o Orçamento do Estado para 2013 prevê a devolução de um subsídio aos funcionários públicos (tinham perdido dois este ano) e a devolução de 1,1 subsídios aos pensionistas (que também tinham perdido dois).

Mesmo assim, a carga sobre os funcionários públicos será triplamente acentuada: 1) com a redução dos escalões de IRS; 2) com a manutenção da redução salarial entre os 3,5 e os 10 por cento em 2013 e 3) com a proibição de qualquer subida nos rendimentos acima dos 1500 euros.
No início de julho, o Tribunal Constitucional (TC) determinou a inconstitucionalidade da medida decidida pelo atual Governo de suspender o pagamento de subsídios de férias e Natal a funcionários públicos e reformados, invocando questões de equidade.
Mesmo assim, 2013 será um ano de reforma profunda do Estado “Iniciámos processo de análise para redução da despesa”, garantiu hoje Vítor Gaspar e as áreas prioritárias serão as prestações sociais, a educação e a segurança”. Este trabalho será apresentada na sétima avaliação da troika, em Fevereiro de 2012 e conduzirá, acrescentou o ministro das Finanças, "à definição dos tetos de despesa para o Orçamento do Estado para 2014”

Nenhum comentário:

Postar um comentário