terça-feira, 14 de maio de 2013

Cadeira de rodas comandada por pensamento inventada por portugueses - Vida - Sol

Cadeira de rodas comandada por pensamento inventada por portugueses - Vida - Sol

Um investigador da Universidade do Minho coordena um projecto nacional de robótica cujo objectivo é desenvolver uma cadeira de rodas comandada através de movimentos de cabeça ou corpo, voz, expressões faciais ou, até, pensamentos, foi hoje anunciado.
Em comunicado, aquela academia acrescenta que a tecnologia, testada em pacientes com paralisia cerebral, consegue desviar-se dos obstáculos, planear tarefas e comunicar com outros dispositivos.
"A ideia foi, sobretudo, a de criar uma cadeira de rodas inteligente, de baixo custo e impacto ergonómico, que pudesse ser comandada por um interface multimodal flexível", explica Luís Paulo Reis, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Os utilizadores poderão escolher entre vários modos de comando e até combiná-los.
Entre as opções já disponíveis, existem os comandos de voz, movimentos de cabeça ou o "brain computer interface", que permite dirigir a cadeira através dos pensamentos".
O projecto conta com o apoio das universidades do Minho, Porto e Aveiro, do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, do Centro Algoritmi da UMinho, do INESC Tec, do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.
Já foi premiado cinco vezes, por entidades nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário