segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ministra da Educação alemã acusada de plágio - Mundo - PUBLICO.PT

Ministra da Educação alemã acusada de plágio - Mundo - PUBLICO.PT

A ministra da Educação da Alemanha é a mais recente responsável política a ficar sob fogo de acusações de plágio no país. Anette Schavan negou as acusações e a chanceler afirmou a confiança na ministra.

O caso de Anette Schavan tem várias ironias. Para além de ter sido uma ministra muito crítica do caso mais mediático de Karl Theodor zu Guttenberg (que era o ministro mais popular do Governo até se ter demitido na sequência da descoberta de plágio na sua tese), é a responsável pela pasta da Educação, e a tese em causa tem como tema “Pessoa e Consciência”.

As acusações de plágio a Schavan, uma ministra próxima da chanceler, Angela Merkel, foram primeiro despertadas por um blogger anónimo. Tinham sido detectadas e enviadas para um portal estabelecido no início de 2011 para detectar plágios em teses de importantes responsáveis políticos alemães. Mas o portal recusou-se a publicar estas suspeitas, por os seus responsáveis não conseguirem concordar se havia realmente plágio ou não.

Mas as suspeitas adensaram-se com a publicação, pela revista alemã Der Spiegel, de um parecer escrito por um professor da Universidade de Düsseldorf, que concedeu o grau de doutor a Schavan pela sua tese escrita há 32 anos. Este parecer mencionava uma “abordagem plagiarista” na tese. Não há, como no caso de Guttenberg, passagens citadas directamente sem menção da fonte original. Há sim, segundo o relatório, o uso de análises de fontes secundárias para fazer crer que a autora teria lido as fontes primárias.

Depois deste parecer, a ministra será ouvida por uma comissão da Universidade que analisa o processo e só então será emitida uma decisão em relação à manutenção ou retirada do grau.

A ministra falou pela primeira vez sobre o caso esta segunda-feira, depois das notícias sobre a sua tese. “É impressionante que um parecer confidencial escrito por um professor da universidade seja dado à imprensa antes da pessoa visada sequer saber da sua existência”, disse Schavan. “Rejeito completamente as acusações”.

A chanceler, Angela Merkel, reafirmou a sua total confiança na ministra, disse, também esta segunda-feira, o porta-voz do Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário