terça-feira, 16 de outubro de 2012

Gaspar pede propostas entre 500 a mil milhões para “calibrar” aumento de impostos | iOnline

Gaspar pede propostas entre 500 a mil milhões para “calibrar” aumento de impostos | iOnline

O ministro das Finanças pediu hoje aos deputados dos PSD e o CDS para que estes apresentem propostas de corte na despesa pública entre 500 a mil milhões de euros para “calibrar” o aumento de impostos . Uma nova palavra no léxico do governo que falava antes em “mitigar” ou “suavizar” o aumento de impostos. Em causa estão sobretudo os escalões do IRS e a sobretaxa de 4% sobre o mesmo imposto a aplicar mensalmente.
Vítor Gaspar está reunido com os grupos parlamentares da coligação desde as 10 da manhã e pediu aos parlamentares que fizessem propostas “fundamentadas” de corte da despesa. O ministro e Passos Coelho negaram ontem de manhã esta possibilidade no Conselho de Ministros que decorreu antes da apresentação da proposta do governo, mas abre agora a porta a alterações no parlamento. As alterações aceites por Gaspar têm no entanto de ser “fundamentadas”, como contou ao i fonte da reunião.
A aparente abertura do responsável pela pasta das Finanças acontece um dia depois da entrega do documento na Assembleia da República e depois de o CDS ter reunido de emergência ontem à noite para definir o caminho da coligação. A reunião dos centristas foi “inconclusiva”, de acordo com o “Expresso”, mas terão sido discutidos todos os cenários, entre eles a saída do governo.
Vários deputados do CDS mostraram-se ontem contra o facto de Vítor Gaspar ter dito que a proposta era “inalterável”
A reunião ainda decorre no edifício novo da Assembleia da República onde Vítor Gaspar fez uma breve intervenção no início e a partir daí ficou disponível para as perguntas dos deputados.
Ainda esta tarde a Comissão Política do PSD reúne-se às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário