quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bruxelas anuncia fim da missão da troika à Grécia e espera acordo dentro de dias | iOnline

Bruxelas anuncia fim da missão da troika à Grécia e espera acordo dentro de dias | iOnline

A Comissão Europeia anunciou hoje que representantes da ‘troika’ – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – concluíram a sua visita à Grécia, e espera para os próximos dias um acordo sobre a revisão do programa de ajustamento.
Em comunicado, o executivo comunitário aponta que, durante a missão, equipas da Comissão, BCE e FMI discutiram com as autoridades gregas as políticas necessárias para restaurar o crescimento, o emprego e a competitividade, garantir a sustentabilidade orçamental de uma forma socialmente equilibrada, e reforçar o sistema financeiro, tendo chegado a acordo “na maioria” das questões de fundo.
Apontando que as discussões sobre os pontos ainda em aberto vão prosseguir a um nível mais técnico, a Comissão diz esperar que um acordo final seja alcançado “nos próximos dias”, acrescentando que as questões financeiras serão discutidas entre os credores oficiais e Atenas.
A Grécia aguarda uma “tranche” de 31,5 mil milhões de euros, cujo desembolso está bloqueado desde junho pelos seus credores, que aguardam a adoção de um novo pacote de medidas de consolidação orçamental e reformas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário