quarta-feira, 3 de outubro de 2012

União Europeia sem dinheiro para financiar programa Erasmus - EXPRESSO

Buraco orçamental pode situar-se já nos dez mil milhões de euros, mas a falta de fundos europeus não afeta apenas o programa de intercâmbio de estudantes. 

A Comissão Europeia reconhece não ter dinheiro suficiente para financiar um dos seus programas de maior sucesso e prestígio: o Erasmus. Vinte e cinco anos depois de ter sido criado, para permitir que estudantes universitários façam o seu curso, ou parte dele, num outro país do continente, o programa está a ficar sem verbas.
O problema resulta, em parte, da incapacidade de os países financiarem em 30% estas bolsas, tal como previsto. Depois de o Parlamento Europeu e o Conselho terem aprovado um orçamento, em que parte dos fundos seriam adiantados por cada Estado membro - sendo depois reembolsados pelas verbas europeias -, o que se passa é que, nem os países têm dinheiro para adiantar, nem a Europa dispõe de verbas para os compensar.
O eurodeputado francês que preside à comissão do Orçamento comunitário, Alain Lamassoure, é taxativo: "O Fundo Social Europeu está falido". O programa de intercâmbio de estudantes não é o único em risco. Lamassoure antevê, por exemplo, dificuldades semelhantes com o fundo de inovação e investigação.
Face às políticas de contenção e austeridade da maioria dos governos europeus e sem novas contribuições, justifica Alain Lamassoure, é impossível à Comissão Europeia reembolsar valores já adiantados pelos Governos. Um buraco que estima situar-se nos dez mil milhões de euros, entre os quais 400 milhões de euros para a França, 900 milhões de euros para Espanha e 200 milhões de euros para o Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário