terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sem coesão social Portugal não terá futuro brilhante, diz Santos Pereira | iOnline

Sem coesão social Portugal não terá futuro brilhante, diz Santos Pereira | iOnline

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, sublinhou hoje que a coesão social "é fundamental" e que sem ela Portugal não terá um futuro brilhante.
"Não tenho a mínima dúvida de que a manutenção social é fundamental. Se não conseguirmos manter a coesão na diversidade, não teremos um futuro brilhante à nossa frente", disse Álvaro Santos Pereira, durante a "Grande Conferência 'Lançar, Fazer, Investir'" do Dinheiro Vivo/Millennium BCP.
Segundo o ministro da Economia, a coesão social "é essencial" para que Portugal continue a ser um país diferente dos outros países que estão também em crise.
No mesmo sentido, o presidente do Millennium BCP, Nuno Amado, frisou que "o consenso na diversidade é o mais importante" e considerou "impressionante" a atenção, o conhecimento e o detalhe com que investidores e acionistas internacionais seguem a situação portuguesa.
"Estivemos nas últimas duas/três semanas bastante ativos a contactar potenciais investidores e acionistas nacionais e estrangeiros. A grande parte das suas preocupações não era sobre o BCP, mas sobre Portugal", frisou.
Nuno Amado salientou que a maior parte das questões incidiu sobre a evolução do país, a eventual inversão numa trajetória de "bons alunos", o aumento do risco social e político, o caminho que vai seguir, mais próximo do irlandês ou do grego, ou seja, se Portugal está a entrar numa zona de mudança e de menor consenso.
"O que se ganha em um ano de trabalho, pode perder-se num mês de más decisões", frisou, acrescentando que "Portugal estava nos jornais por seguir um caminho que era o possível e era bom não voltar aos jornais por estar a divergir desse caminho".
Nuno Amado disse ainda que espera que o consenso não esteja quebrado e elogiou o Governo pelo "bom senso e capacidade de recuar" nas alterações à Taxa Social Única (TSU).
"Espero que voltemos a uma situação de cola no sentido da trajetória de maior tranquilidade e de maior consenso", concluiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário