sábado, 13 de outubro de 2012

Quem tem rendimentos mais baixos vai pagar mais IRS

Quem tem rendimentos mais baixos vai pagar mais IRS

Simulações feitas pela PricewaterhouseCoopers (PwC), com base na versão preliminar do Orçamento do Estado, mostram que os funcionários públicos com rendimentos mais baixos serão mais penalizados em sede de IRS. Os solteiros sofrerão o maior agravamento.

«Para um salário mensal de dois mil euros brutos auferido por um solteiro, o rendimento líquido disponível em 2013 diminui ligeiramente mesmo com a recuperação de um subsídio. No caso de funcionários públicos casados, esta diminuição do líquido surge em níveis de rendimentos ligeiramente mais elevados do que nos solteiros», afirmou o consultor fiscal da PwC, Martim Gomes.

As contas da consultora mostram que, a título de exemplo, um casal com dois filhos e um rendimento anual de 39 mil euros em 2013 deverá pagar mais 2.519,32 euros, o equivalente a um aumento de 88,22 por cento.

Já para um casal na mesma situação mas com um rendimento de 52 mil euros anuais brutos, o valor a pagar será de 10.172,26 euros, mais 3.992,22 euros, ou seja, mais 64,6 por cento.

A consultora aponta, ainda, que também no privado as pessoas que auferem rendimentos mais baixos serão as mais penalizadas.

No mesmo sentido encontram-se os solteiros, uma vez que o imposto a pagar sofre um aumento superior ao dos casados.

Segundo a PwC, um solteiro sem filhos com um rendimento anual bruto de 19.500 euros pagará 2.288,35 euros em vez dos anteriores 992,81, o que equivale a um aumento de 130,5 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário