terça-feira, 2 de outubro de 2012

Choque entre barcos faz 36 mortos em Hong Kong - Mundo - PUBLICO.PT

Choque entre barcos faz 36 mortos em Hong Kong - Mundo - PUBLICO.PT

Pelo menos 36 mortos e dezenas de feridos é o balanço de um acidente, segunda-feira à noite, que envolveu um ferry boat que transportava 120 pessoas, em Hong Kong. A embarcação colidiu com um outro ferry e acabou engolido pelas águas naquele que é um dos episódios mais trágicos da cidade.

A embarcação afundou-se em dez minutos ao largo de Hong Kong, contaram testemunhas  
A embarcação afundou-se em dez minutos ao largo de Hong Kong, contaram testemunhas (Foto: Tyrone Siu/Reuters)

A embarcação afundou-se em dez minutos ao largo de Hong Kong, contaram testemunhas  
Equipas de socorro procuram os sobreviventes da embarcaçãoTyrone Siu/Reuters

A embarcação afundou-se em dez minutos ao largo de Hong Kong, contaram testemunhas  
Operação de retirada do Lamma IV das águasAntony Dickson/AFP

De acordo com a agência de notícias Reuters, o ferry pertencente à companhia Hong Kong Electric Company tinha partido com funcionários e familiares destes que iriam assistir a uma festiva sessão de fogo-de-artifício, para celebrar o dia nacional da China. Porém, não evitou o choque com outro navio do género e acabou por se afundar rapidamente perto da ilha de Lamma, que se localiza a cerca de três quilómetros da ilha de Hong Kong.

Ainda não se sabe por que colidiram os dois barcos e as operações de busca continuam à procura de sobreviventes ou vítimas mortais. Sabe-se que a zona é um dos mais movimentados locais de transporte marítimo, embora os acidentes nas águas sejam raros, refere a Reuters.

Sobreviventes citados pela mesma agência dizem que entre o momento da colisão e o afundamento quase não deu tempo para vestirem os coletes de salvação.

"Em dez minutos, o barco afundou. Tivemos de esperar 20 minutos para sermos salvos", declarou um homem, embrulhado num lençol, ouvido pela Reuters. "Houve quem tivesse ficado preso no interior do barco enquanto este se afundava", acrescentou uma mulher. "Foi preciso partir janelas para conseguirem escapar até à superfície."

A outra embarcação, pertencente à empresa Hong Kong and Kowloon Ferry Holdings chegou com a proa danificada mas sem problemas ao cais da ilha de Lamma, popular destino turístico. Alguns passageiros e membros da tripulação foram transportados com ferimentos para um hospital.

"O nosso ferry deixou Lamma às 20h15 rumo ao fogo-de-artifício mas pouco depois um outro ferry embateu nele", disse Yuen Sui-see, da companhia Hong Kong Electric.

Uma porta-voz da outra empresa transportadora afirmou que os responsáveis continuam a analisar a situação para tentar perceber o que aconteceu. "O nosso capitão não está bem e não conseguimos falar com ele até agora", acrescentou a mesma responsável.

Este é pior acidente em Hong Kong depois do incêndio de 1996, num centro comercial, que matou mais de 40 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário