quinta-feira, 22 de novembro de 2012

União Europeia custa uma bica por dia - Dinheiro Vivo

União Europeia custa uma bica por dia - Dinheiro Vivo

Quando saborear hoje o seu café expresso lembre-se que esse é o valor aproximado da contribuição diária que cada europeu dá em média para o orçamento comunitário dá à União Europeia. Cada cidadão europeu contribui em média com 67 cêntimos por dia, para o orçamento comunitário. A UE devolve diariamente cerca de 63 cêntimos, numa estratégia de redistribuição da riqueza e guarda 4 cêntimos para o funcionamento administrativo da máquina comunitária.
Através dos fundos para a agricultura, a UE devolve aos estados cerca 30 cêntimos diários por cada cidadão.
Com as políticas regionais, os países absorvem 22 cêntimos diários, dos cofres da UE.
Cerca de 6 cêntimos são destinados à investigação e desenvolvimento.
Os restantes 5 cêntimos são destinados a outras acções, nas quais se inserem a Cidadania, liberdade, segurança e justiça.
No caso dos portugueses, sendo cidadãos de um paíse que recebe mais dinheiro comunitário do que o montante que sai do seu orçamento para a União Europeia, contribuem com 44 cêntimos. E, a União Europeia entrega-nos, por dia, o equivalente a 1 euro e 30 cêntimos por dia, por cada cidadão nacional.
Estes dados têm como base orçamento comunitário anual, em 2011, ano em que Portugal recebeu 4,72 mil milhões de euros em fundos europeus, tendo contribuído com 1,6 mil milhões para o orçamento da UE.
*Em Bruxelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário