quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Gaspar imita Teixeira dos Santos e faz emissão secreta de dívida - Dinheiro Vivo

Gaspar imita Teixeira dos Santos e faz emissão secreta de dívida - Dinheiro Vivo

O Tesouro português, através da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), regressou em outubro ao mercado das colocações "privadas" ou 'secretas' de dívida, pedindo um empréstimo de 50 milhões de euros.É a primeira vez que Vítor Gaspar, o ministro das Finanças, recorre a esta modalidade de financiamento, a mesma que, antes do resgate, foi abundantemente usada por Fernando Teixeira dos Santos quando a República estava à beira do colapso financeiro.
De acordo com o boletim mensal do IGCP, o Estado fez uma emissão das chamadas MTN (“medium term notes” ou notas de médio prazo, que costumam vencer ao fim de dois a cinco anos) no valor de 50 milhões de euros em outubro, mês em que foi entregue o Orçamento do Estado para 2013.
Estes instrumentos de dívida não resultam da realização de leilões, como as emissões de Bilhetes e Obrigações do Tesouro normais.
Envolvem sim uma negociação sigilosa e focada para encontrar investidores que, de outra forma, não dariam crédito mais barato ao país. A referida modalidade foi pouco ou nada usada até a crise da dívida se agudizar, no final de 2010.
Mas depois disso, com o encerramento gradual dos vários mercados de crédito, o anterior Governo de José Sócrates foi orbigado a recorrer a estes instrumentos "alternativos".
De acordo com informação do próprio IGCP, as MTN “tornam possível alcançar bases de investidores que de outro modo não seria possível”. É um veículo “alternativo” em que o Estado, que contacta diretamente o investidor, consegue, caso feche negócio, evitar as taxas de juro mais elevadas cobradas no mercado regular.
O Governo está a tentar regressar ao mercado da dívida de médio e longo prazo, tendo ensaiado com relativo sucesso emissões a 18 meses e uma operação de troca de títulos a 10 anos.
Desde que chegou ao Governo, Vítor Gaspar esteve a amortizar as várias emissões de MTN herdadas do seu antecessor, que chegaram a valer um total de quase 2,6 mil milhões de euros.
Com este novo empréstimo de 50 milhões, Portugal aumenta a sua dívida 'secreta' de 1461 milhões para 1511 milhões de euros.
A nova emissão está denominada em euros, não se sabendo, obviamente quem emprestou.
No passado, fontes do mercado disseram que os compradores poderiam ser China, Brasil ou até alguns países árabes, como o Abu Dhabi.
Em julho, em resposta à Bloomberg, o presidente do IGCP, João Moreira Rato, disse que "Portugal está a sondar o mercado" para tentar vender este tipo de produto, podendo contrair empréstimos até aos 10 mil milhões de euros. A corrida começou em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário