domingo, 25 de novembro de 2012

10 conselhos para poupar energia em casa este Inverno - Dinheiro Vivo

10 conselhos para poupar energia em casa este Inverno - Dinheiro Vivo


O frio começa a ameaçar a sério e com isso a fatura da eletricidade e do gás essente-se. Veja dez conselhos práticos para que as contas ao final do mês não sejam tão assustadoras durante o inverno.


1. Procure manter uma temperatura constante à volta dos 22º. É a mais eficiente.
2. Não faça grandes variações. As subidas e descidas abruptas de temperatura podem ter um efeito considerável na fatura. Um grau a mais pode significar um aumento de 7% nos custos.
3. Desligue o aquecimento à noite e não o ligue de manha até a casa estar ventilada e as janelas fechadas. Nos quartos, à noite, basta ter uma temperatura entre 15 e 17º.
4. Instale um termostato para regular a climatização da casa. Pode chegar a ter uma poupança entre 8 e 13% usando válvulas termoestáticas nos radiadores.
5. Um termostato no duche também pode ajudar a poupar até 6% de energia, sendo que a temperatura perfeita para se sentir cómodo anda em volta dos 30 a 35º. Os sistemas de acumulação de água quente são mais eficientes que os de produção instantânea. Se tem torneiras independentes para a água quente e fria, o melhor é passar para uma só.
6. Arranje um bom isolamento. Se possível, aposte em janelas duplas ou vidros duplos. Vai poupar cerca de 20% de energia. É que 40% das fugas de energia acontecem pelos vidros e janelas.
7. Procure de onde vêm as correntes de ar em sua casa e se estão em sítios que não utiliza feche-os com silicone, massa ou outro material similar.
8. Coloque os aquecedores junto às janelas. Assim vai criar uma cortina de ar quente que atenua a exposição ao frio exterior.
9. Desligue os radiadores de que não necessita para manter o conforto e desligue o aquecimento se vai estar fora mais do que um dia.
10. Abra as janelas o tempo necessário para ventilar as divisões da casa. Dez minutos é o suficiente para renovar o ar.
Não se esqueça, finalmente, de que também deve ter atenção à iluminação, outra fonte de consumo de energia. Um edifício gasta cerca de 60% em climatização- Este valor varia de acordo com o uso, localização e eficiência energética, mas o aumento da fatura nos meses de invernos nota-se bem na carteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário