quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Desemprego alemão aumentou pelo oitavo mês consecutivo - Dinheiro Vivo

Desemprego alemão aumentou pelo oitavo mês consecutivo - Dinheiro Vivo

A taxa de desemprego na Alemanha subiu pelo oitavo mês consecutivo em Novembro à medida que a crise económica continua a alastrar-se da periferia para o núcleo da zona euro.Entre Outubro e Novembro 5 mil alemães perderam o emprego e agora existem 2,94 milhões de desempregados no país, uma taxa de 6,9%, segundo a agência federal de emprego alemã, citada pela Bloomberg.
A recessão na zona euro e o abrandamento económico nos mercados emergentes está a levar as empresas alemãs a adiar investimentos e contratações, devido à quebra nas exportações.
Em setembro, a taxa de desemprego superou o seu máximo de três anos, e apesar do motor da economia europeia ter crescido 0,2% no terceiro trimestre, o final do ano poderá ser mais duro para Berlim, com previsões de um crescimento nulo.
No entanto, as notícias não são totalmente más, visto que a taxa de desemprego mantêm-se no nível mais baixo das duas últimas décadas, mantendo o nível de consumo ajudando ao aliviar da quebra económica.
Também a confiança dos empresários alemães aumentou inesperadamente em Novembro, pela primeira vez nos últimos oito meses, um sinal de que a Alemanha poderá voltar a crescer em 2013.
A economia alemã vai crescer 0,8% neste e no próximo ano, segundo a Comissão Europeia, valores que contrastam que a contracção de 0,4% e 0,1% na zona euro em 2012 e 2013, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário