domingo, 15 de setembro de 2013

Variação genética explica diferente resistência às doenças - Ciência - DN

Variação genética explica diferente resistência às doenças - Ciência - DN

Cientistas europeus publicaram hoje um estudo sobre a variação genética em populações humanas graças à sequência do ácido ribonucleico, um avanço que pode explicar as diferenças genéticas que tornam as pessoas mais ou menos susceptíveis a certas doenças.

O ácido ribonucleico é vulgarmente definido como sendo o material genético ou a molécula que dirige as fases da síntese de proteínas.
O estudo, inserido no projeto "Genetic European Variation in Health and Disease", é coordenado por Xavier Estivil, do Centro de Regulação Genómica de Barcelona, e resultou de uma investigação das causas genéticas da diferenciação entre as pessoas na resistência a certo tipo de doenças.
A pesquisa, que foi hoje publicada na revista "Nature" e "Nature Biotechnology", oferece um maior conjunto de dados sobre o genoma humano (ADN) e a atividade funcional deste genes ao nível do ácido ribonucleico.
O estudo foi desenvolvido por 50 cientistas de nove centros de investigação europeia, entre eles espanhóis do Centro Nacional de Análises Genómicas (CNAG) de Barcelona e da Universidade de Santiago de Compostela.
Compreender como o genoma de cada um o torna, mais ou menos, susceptível de sofrer certas doenças é um dos grandes desafios científicos, pelo que os investigadores estudam os diferentes perfis genéticos e a influência que determinados genes têm no controlo de certas doenças.
Este estudo sequencial do ácido ribonucleico incidiu sobre as células de 462 pessoas, de forma a formar um inédito catálogo com 1.000 genomas humanos.
"A riqueza da variação genética que influi na regulação dos nossos genes surpreendeu-nos", afirmou Tuuli Lappainen, atual investigadora da Universidade de Stanford.
O conhececimento das variações genéticas responsáveis pela atividade dos genes humanos pode converter-se numa poderosa chave para o diagnóstico, prognóstico e intervenção em várias doenças, assinalou Emmanouil Dermitzakis, professor na Universidade de Genebra.
Permite ainda, na opinião do investigador, compreender os mecanismos causadores das doenças e preparar tratamentos para o futuro.
Os dados do estudo serão disponibilizados gratuitamente a toda a comunidade científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário