quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Portugal com a maior subida no PIB do 2º trimestre | iOnline

Portugal com a maior subida no PIB do 2º trimestre | iOnline

Economia da zona euro e UE melhor que previsto no 2.º trimestre

O Eurostat reviu as previsões de contração da economia da zona euro e da União Europeia no segundo trimestre, em termos homólogos, para 0,5% e uma estagnação, respetivamente, melhor do que o estimado em agosto.
A estimativa anterior indicava quedas do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,7% na zona euro e de 0,2% na União Europeia, em termos homólogos.
A segunda estimativa rápida hoje divulgada pelo gabinete de estatísticas da União Europeia adianta ainda que as economias da zona euro e da União Europeia cresceram 0,3% e 0,4%, respetivamente, no segundo trimestre de 2013, e face ao trimestre anterior.
O Eurostat revê, assim, em ligeira alta os números para o conjunto da União Europeia em relação ao crescimento de 0,3% previsto em meados de agosto.
Portugal foi o país que maior subida (1,1%) registou no PIB do segundo trimestre do ano face ao primeiro, entre os 23 países que disponibilizam dados ao Eurostat.
Seguem-se os 0,7% da Alemanha, Finlândia e República Checa.
As maiores contrações foram registadas nas economias de Chipre (-1,4%), Eslovénia (-0,3%), Itália e Holanda (-0,2% cada).
Já comparando com o mesmo trimestre de 2012, Portugal entra no lote dos nove países que ainda estão em recessão técnica (dois trimestres consecutivos a cair), entre os 24 Estados-membros que disponibilizam dados.
A contração do PIB português só é superado por Chipre (-5,2%) e pela Grécia (-4,6%), com a Itália a registar a mesma queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário