quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Portugal desce no ranking de competitividade e já está abaixo do Cazaquistão - Dinheiro Vivo

Portugal desce no ranking de competitividade e já está abaixo do Cazaquistão - Dinheiro Vivo

Portugal caiu duas posições no ranking mundial de competitividade, passando de 49º para 51º. Esta classificação significa que Portugal caiu 29 lugares desde 2005, o que não se justifica apenas pelo crescimento da base de países estudados: a classificação efectiva baixou de 5,5 em 2005 para 4,4 em 2013, de resto praticamente a mesma pontuação dos últimos anos. Ou seja: Portugal regrediu e estagnou, enquanto outros melhoraram. Acima de Portugal já estão países como o Cazaquistão, Bahrein e Indonésia.
O documento foi divulgado hoje pela Proforum - Associação para o Desenvolvimento da Engenharia, e pela FAE - Fórum de Administradores de Empresas. Luís Filipe Pereira, presidente da FAE, referiu que este relatório deve servir para identificar as áreas onde Portugal tem de melhorar. "Estamos mal na gestão dos recursos humanos", exemplificou. As condições do mercado de trabalho são um dos indicadores em que Portugal está mais mal classificado. "Temos polarizado os problemas do mercado de trabalho na flexibilidade", frisou Luís Filipe Pereira. "No sector público, o problema é não poder incentivar as pessoas e distinguir as melhores."
Entre os indicadores positivos estão a tecnologia e infraestruturas, saúde e educação. Nos pontos negativos, o acesso ao financiamento, a eficiência e a quebra da confiança nos políticos.

O professor Augusto Mateus, que comentou o estudo, referiu que se trata de um trabalho "rigoroso" mas que os países fazem esforços "para ficarem bem na fotografia" e são precisas reformas "para melhorar a eficiência dos mercados e o investimento das empresas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário