quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Maioria dos portugueses apoia corte da despesa pública - ECONOMICO.PT

Estudo internacional revela que 70% dos portugueses considera ser necessário cortar na despesa pública.
A maioria dos portugueses apoia reduções adicionais na despesa pública para reduzir a dívida, mas na hora de apontar em que área deve incidir essa redução, o Estado Social aparece nos últimos lugares.

Segundo um inquérito internacional hoje publicado - o Transatlantic Trends -, Defesa (46%) e infra-estruturas e transportes (45%) são as áreas mais citadas para cortar despesa. Apenas 27% aponta os programas do Estado Social como alvo de redução de despesa e somente 11% cita dos gastos públicos com Educação.

Mais de dois terços, 70% dos portugueses entrevistados, disse perceber a necessidade de descer o nível da despesa pública, algo que em que o discurso do Governo tem insistido. Esse valor compara com a média europeia de 45%.

Os resultados são conhecidos em plena avaliação da ‘troika' e em vésperas da apresentação do Orçamento para 2014, que deverá incluir a prometida reforma do Estado.

O mesmo inquérito revela que 70% dos portugueses chumba a gestão que o governo liderado por Passos Coelho e Paulo Portas tem feito da crise. E revela também que 92% dos inquiridos considera que o sistema económico só beneficia alguns, uma leitura apenas superada pelos 93% observados em Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário