terça-feira, 3 de setembro de 2013

Supermercados da Grécia podem começar a vender produtos fora de prazo - Dinheiro Vivo

Supermercados da Grécia podem começar a vender produtos fora de prazo - Dinheiro Vivo

Entrou hoje em vigor uma norma que permite às lojas e supermercados da Grécia venderem produtos fora do prazo de validade a baixo preço, noticia hoje o jornal espanhol Expansión. A medida já está a gerar polémica.
A nova lei autoriza os negócios do setor da alimentação a comercializarem produtos cujo prazo de validade já esteja caducado, desde que isto seja feito em prateleiras separadas dos produtos dentro do prazo e a um preço reduzido.
Dentro da categoria de produtos que se podem vender, entram alimentos de longa duração, que poderão ser vendidos ao público com desconto depois de ultrapassarem a caducidade.
Aqueles cujo prazo de validade seja indicado por dia e mês poderão ser vendidos até uma semana após essa data; os produtos que indiquem mês e ano poderão ser vendidos até um mês depois e os que indiquem o ano poderão ser comercializados até três meses após o prazo.
A oposição criticou duramente o governo de Andonis Samarás por ter aprovado esta medida, acusando-o de querer dividir os consumidores entre ricos e pobres.
No entanto, segundo o Expansión, o secretário geral do Ministério do Desenvolvimento, Yorgos Steryiu, assegurou que a medida foi mal interpretada pelos meios de comunicação, afirmando que não será a data de validade do produto que será tida em consideração, mas a data de venda ao público.
Também já várias associações de consumidores se queixaram desta nova lei. A Organização Grega de Segurança Alimentar considerou que a legislação é insuficiente, assegurando que tem muitas “zonas cinzentas”, mediante as quais empresários “sem escrúpulos” poderão “colocar no mercado produtos alimentícios de qualidade duvidosa”.
Uma fonte da Alfa-Beta, uma das principais cadeias de supermercados da Grécia, afirmou à agência espanhola Efe que rejeitou a medida, a fim de manter a sua política de qualidade.

No ano passado, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que incentivava as empresas a melhorar o empacotamento dos produtos e a definir de forma diferente o prazo de validade dos mesmos, para evitar o desperdício de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário