quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mais de 200 mil pessoas inscritas para ir a Marte - JN

Mais de 200 mil pessoas inscritas para ir a Marte - JN

Em 2015, ficará a saber-se quem serão as quatro pessoas a viajar para Marte, num "reality show" que pretende ser vendido para todo o mund.
 
foto ARQUIVO/ESA
Mais de 200 mil pessoas inscritas para ir a Marte
Sonda Mars Express em Marte
 
Já são mais de 200 mil as pessoas que prestaram as provas que ditam a seleção para o projeto "Mars One", um "reality show"que marcará a primeira expedição do homem a Marte. Além disso, o objetivo desta iniciativa, de uma organização sem fins lucrativos holandesa, é o de estabelecer uma colónia humana em 2023, com o envio de quatro astronautas que viverão num piso assente em energia solar e com os elementos necessários de habitabilidade.
A primeira fase do projeto coincide com o fim do período de inscrições, que durante cinco meses contou 202586 mil candidatos de 140 países. Foi dos Estados Unidos que chegaram mais inscritos, 24%, seguido da Índia, 10%, China, 6%, e Brasil, 5%.
A partir de agora a produção de "Mars One" iniciará uma seleção para encontrar os futuros astronautas. Em 2015 estarão formadas 16 equipas de quatro pessoas, para iniciar um processo intenso de treino que durará sete anos. "Em 2023, uma destas equipas será o primeiro grupo de seres humanos a viajar para Marte", disse a organização.
Esta é, de resto, uma viagem sem regresso. A empresa deixa claro aos futuros astronautas que "Marte será a sua nova casa, onde vão viver e trabalhar para o resto das suas vidas". Voltar é inviável em termos económicos e tecnológicos. O projeto tem custo é estimado em 4,6 mil milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário