quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Irlanda saiu oficialmente da recessão no segundo trimestre | iOnline

Irlanda saiu oficialmente da recessão no segundo trimestre | iOnline

O regresso ao crescimento acontece após três trimestres consecutivos de contração da economia irlandesa, que recuou 0,6% no primeiro trimestre, pela primeira vez desde 2009

A Irlanda saiu da recessão no segundo trimestre, segundo estatísticas oficiais hoje publicadas, numa altura em que o ex-“Tigre Celta” se prepara para abandonar o programa de resgate financeiro da 'troika' a que recorreu em 2010.
Entre abril e junho, segundo números preliminares do gabinete de estatísticas irlandês (CSO), a economia cresceu 0,5 por cento, impulsionada pelas exportações de serviços e pelo consumo privado.
O regresso ao crescimento acontece após três trimestres consecutivos de contração da economia irlandesa, que recuou 0,6% no primeiro trimestre, pela primeira vez desde 2009.
Em termos anuais, a economia irlandesa recuou 1,2%, segundo o gabinete de estatísticas.
Afundada pelos seus bancos e à beira do precipício após a explosão da “bolha” imobiliária, a Irlanda recorreu à ajuda dos seus parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) no final de 2010, obtendo um resgate financeiro global de 85 mil milhões de dólares, em troca de um pacote de profundas reformas.
O país, que era dado como exemplo entre os Estados da zona euro sob resgate financeiro, negoceia atualmente com a ‘troika’ (União Europeia, Banco Central Europeu e FMI) uma saída do programa de assistência financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário