quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Síria. Um ano e mil milhões de dólares para destruir armas químicas | iOnline

Síria. Um ano e mil milhões de dólares para destruir armas químicas | iOnline

Al-Assad afirma que a decisão de destruir o seu arsenal de armas químicas não se deveu às ameaças de ataques por parte dos EUA

O Presidente sírio, Bachar al-Assad, admitiu, em entrevista à televisão norte-americana FoxNews, difundida na noite de quarta-feira, que tinha armas químicas e garantiu que as ia destruir, para o que precisava de um ano e mil milhões de dólares.
Durante a entrevista, Al-Assad assegurou também que o seu país não está a viver uma guerra civil, mas sim sob ataque de dezenas de milhares de 'jihadistas' (combatentes islâmicos) estrangeiros da Al-Qaida e seus aliados.
Instou ainda o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, a não ameaçar a Síria com uma intervenção armada e, em vez disso, a "ouvir o senso comum do seu povo".
Al-Assad insistiu que a decisão de destruir o seu arsenal de armas químicas não se deveu às ameaças de ataques por parte dos EUA.
"Sim, houve um mal-entendido que tínhamos concordado com este acordo [entre russos e norte-americanos] devido aos americanos", disse à Fox News, acrescentando: "De facto, se se recuar no tempo, não se tratava da entrega do arsenal químico", disse, referindo-se à oferta dos russos para controlar o desarmamento químico sírio.
"Tratava-se de atacar a Síria, para esta não voltar a usar o arsenal", declarou, relativamente ao apelo de Obama para um ataque punitivo contra o seu regime.
Assad insistiu que "não se tratou da ameaça".
"A Síria nunca obedece a ameaças. Na realidade, respondemos à iniciativa russa e às nossas necessidades e convicções", vincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário