quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Portugal ganhou mais turistas este ano - Dinheiro Vivo

Portugal ganhou mais turistas este ano - Dinheiro Vivo

Portugal está a tirar melhor proveito dos efeitos da “primavera árabe” do que Espanha. Apesar dos bons resultados turísticos nos nossos vizinhos espanhóis, cujas receitas cresceram 2,3% entre janeiro e junho, para 14,3 mil milhões de euros, em Portugal o mesmo indicador aumentou 8,2% no primeiro semestre, para 3,7 mil milhões de euros. Em termos de turistas, Espanha fecha os primeiros seis meses com 26,1 milhões de estrangeiros a visitar o país, um aumento de 4,2%, enquanto Portugal conseguiu atingir um crescimento de 5,4% nas dormidas na hotelaria e de 3,5% no número de hóspedes (6,4 milhões no total).
Para o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, estes números mostram que “Portugal tem hoje uma maior capacidade de captação de turistas do que há dois anos, no início da ‘primavera árabe’”, o que se deve ao “esforço de requalificação” operado pelos empresários. 
Já o presidente da Confederação do Turismo, admite que este “está a ser um bom ano” e que deixa pistas a seguir. “Uma das características do turista que cá vem é que normalmente repete, o que é um bom sinal para os próximos anos”, frisa. Francisco Calheiros acredita que o sector está a iniciar “uma dinâmica de vitória”. E já que “tradicionalmente é o primeiro a dar sinais” quando a recuperação económica acontece, o empresário mostra-se confiante: “Tudo indica que os próximos anos serão extremamente simpáticos, com o turismo a contribuir para a diminuição do emprego, para o equilíbrio das contas públicas, para o aumento da cobrança de divisas e para o equilíbrio da balança de transações correntes.”
Além de representar 10% do PIB e 8% do emprego, o turismo contribui para 14% das nossas exportações de bens e serviços.
Com quase todas as regiões do País a registar maior procura, o destaque vai para o Algarve que mantém essa tendência aumentada até ao final de outubro. Elidérico Viegas, líder da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve mostra-se satisfeito, embora sublinhe que o crescimento das receitas “não acontece na mesma proporção”. Britânicos, alemães, holandeses e irlandeses estão no topo da procura turística do País em geral e do Algarve em particular. A explicação está na Ryanair? “Está na existência de voos diretos para Faro. Se não houvesse, não aproveitaríamos este desvio de turistas do Norte de África”, garante Elidérico Viegas. E o que falta, então? O Algarve e o país “têm um problema de vendas, é preciso uma aposta séria em marketing e vendas, mas concertada com a iniciativa privada”. E deixa o alerta: “As entidades públicas não podem querer o parceiro privado e depois não o deixar atuar.”

Também a Confederação do Turismo coloca a tónica na promoção. “Está a ser estudada a fórmula para associar, a partir de 2015, públicos e privados numa agência nacional de promoção turística, sentando todos à mesma mesa e centralizando melhor a promoção”, revela. E acrescenta: “Um instituto destes poderá recorrer a fundos do QREN em condições normais - o que o Turismo de Portugal não pode fazer.” 

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