quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cuidado: Posts destes podem custar-lhe o emprego - Dinheiro Vivo

Cuidado: Posts destes podem custar-lhe o emprego - Dinheiro Vivo

Antes de fazer o próximo post ou comentário no Facebook ou no LinkedIn pense duas vezes. Poderá custar-lhe a carreira de sonho.
Um número cada vez maior de recrutadores está a monitorizar as redes sociais em busca de novos colaboradores para as empresas. Por isso, tudo o que escreve e partilha nas redes sociais pode fazer a diferença entre ser chamado para uma entrevista ou ser (ou não) escolhido para aquele emprego que tanto sonha.
O Jobvite fez um inquérito online junto a 1600 empresas de recrutamento e departamentos de recursos humanos de empresas e conclui que as redes sociais são uma ferramenta importante na seleção de candidatos. Os números são expressivos: 94% usa ou planeia usar as redes sociais para recrutar e 78% já recrutou através destas plataformas.

Saiba mais sobre o estudo aqui
Neste campo o LinkedIn domina (94% das empresas usa esta plataforma), mas redes sociais com um teor 'menos' profissional também têm suscitado a atenção dos recrutadores. O Facebook e o Twitter são usadas por 65% e 55% dos recrutadores, de acordo com o estudo. Mas não só. "Blogs, YouTube, GitHub, Stackerflow, Yammer e Instagram têm emergido como canais também usados pelos recrutadores como forma de detetar talento", destaca o JobVite.
O que significa que o que posta no Facebook ou no Instagram é analisado não só pela sua rede de amigos, mas também por quem está à procura de colaboradores. De acordo com o inquérito do Jobvite, 93% dos recrutadores analisa o perfil social dos candidatos e 43% admite que já reconsiderou candidatos depois de analisar o conteúdo daquilo que revela na rede. Tudo o que partilha, então, pesa positiva ou negativamente na balança de quem contrata.
Este tipo de posts, por exemplo, podem custar-lhe um futuro emprego.
* Referências ao consumo de drogas ilegais (83% considera negativo);
* Post/Tweets de uma natureza sexual (71%);
* Obscenidades em posts e tweets (65%);
*Erros gramaticais e de pontuação nos posts e tweets (61%);
* Referências a armas (51%);
* Fotografias de consumo de álcool (47%)

Já posts de índole política ou de religiosa são encarados de forma neutral por 65% e 55% dos recrutadores que, encaram de forma muito positiva tudo o que tenha a ver com doações e ações de voluntariado, com 65% a destacar esse elemento como algo positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário