Portugal com a carga fiscal mais alta da Europa - Economia - Sol
Comparados com os cinco países mais ricos da Europa, os trabalhadores e pensionistas portugueses são os que pagam impostos mais elevados, revela o Diário Económico que cita um estudo da consultora KPMG. As pensões mais altas em Portugal pagam cinco vezes mais impostos do que os pensionistas alemães.
Escreve o DE que a maior discrepância se encontra nos reformados com mais de 300 mil euros anuais com uma taxa de 64,2% para um casal sem filhos, ao passo que o mesmo casal na Alemanha paga 24,4% de impostos.
No que diz respeito à carga fiscal mais pesada, Espanha surge logo a seguir a Portugal, mas ainda assim a taxa fica bastante aquém da portuguesa, situando-se nos 44,9%.
A consultora conclui que este agravamento fiscal se deve não só ao aumento do IRS, mas também à Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), que é precisamente um dos pontos do Orçamento que Cavaco Silva enviou para o Tribunal Constitucional.
Na comparação entre trabalhadores e reformados, são os últimos que saem mais prejudicados com o aumento de impostos, especialmente os de rendimentos mais elevados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário