quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pereira da Silva: Jovem de 25 anos "vai reformar-se com menos 25% a 30% de reforma" - Dinheiro Vivo

Pereira da Silva: Jovem de 25 anos "vai reformar-se com menos 25% a 30% de reforma" - Dinheiro Vivo


Carlos Pereira da Silva, que participou na elaboração do Livro Branco da Segurança Social, defendeu hoje que em matéria de Segurança Social "andamos com umas calças com fundilhos remendados". Para o especialista, que autorizou a divulgação da sua participação na Conferência 'Pensar o futuro - Um Estado para a sociedade', muita coisa já foi feita para corrigir os problemas da despesa do Estado com este setor, "não nunca se foi ao fundo" da questão.
Pereira da Silva defende que "limitar as pensões a um determinado nível podia ter evitado o problema que agora existe" e não tem dúvidas de que "um individuo que agora tenha 25 anos vai reformar-se com menos 25% a 30% do que ganharia se fosse hoje."
Qualquer dia, diz, os reformados vão andar "escondidos" com medo da questão "será que não descontou?"
Para o especialista a solução poderia passar por "um sistema mais transparente com regras novas para os mais novos". Parte do problema também poderia ficar resolvido com "o exemplo da Suécia: uma conta corrente onde as pessoas veem o que descontaram", ou ainda com um sistema mais completo que permita "olhar para a longevidade" como parte da solução.
O co-autor do Livro Branco diz ainda que é necessário olhar de perto para as regras do sistema contribuitivo bem como para as pensões complementares, que 'representam direitos adquiridos'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário