segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Basta um euro acima de 6.420 para pagar taxa máxima de IRS - Dinheiro Vivo

Basta um euro acima de 6.420 para pagar taxa máxima de IRS - Dinheiro Vivo

O escalão de IRS dos novos ricos começará a partir dos 6420 euros por mês de vencimento. De acordo com simulações solicitadas pelo Dinheiro Vivo, um contribuinte solteiro sem filhos, trabalhador por conta de outrem, que ganhe 6421 euros brutos por mês, já cairá no novo grupo dos 'mais ricos' de Portugal, pagando assim a taxa máxima de IRS, de 54,5%. Esta taxa, cujo valor foi avançado por fonte do Ministério das Finanças, inclui a taxa adicional de solidariedade de 2,5% e a nova sobretaxa de 4% (similar à do subsídio de Natal de 2011), e será aplicada a rendimentos coletáveis anuais de salários ou pensões (bruto menos as deduções específicas) superiores a 80 mil euros, indicou ontem o Jornal de Negócios.Rendimentos acima de 80 mil euros pagam 54,5% de IRS
Portanto, o reescalonamento do IRS anunciado anteontem pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, agravado pela parcela dos 4%, sobe de forma pronunciada o imposto a cobrar à maioria dos escalões do IRS. No entanto, destacou o governante, as alterações vêm acompanhadas de "um aumento significativo da progressividade do imposto," o que explica o agravamento muito vincado da tributação nos escalões de rendimento do topo.
Os dez impostos que vão subir. Leia aqui
Enquanto que agora o grupo dos mais ricos começava em 153,3 mil euros anuais de rendimento coletável e a taxa de base (máxima) era de 46,5% (a que se somava o adicional de solidariedade de 2,5%, portanto a taxa marginal ficava em 49%), em 2013, com as mudanças em nome da urgência orçamental, o grupo dos mais ricos começa em 80 mil euros, quase metade do valor em vigor. A taxa máxima de base será de 48%. Juntando os 2,5% e os 4% chega-se aos 54,5%.
Ana Cristina Silva, especialista da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, diz que "os valores dos rendimentos mensais acima de 6420 euros no caso de um solteiro e de 12840 euros no caso de um casal com rendimentos aproximados já caem no último escalão da nova tabela. "Basta ser um rendimento de um euro acima destes montantes" para já entrar no escalão máximo e pagar 54,5% sobre esse euro.
A partir daí, será sempre pior. Um exemplo para quem ganha 7000 brutos mensais (87220 euros coletáveis). No caso de um solteiro, trabalhador dependente (para pensionista seria igual), a parcela de rendimento que fica sujeita à nova taxa será de 7220 euros, o que significa que irá pagar 3934,90 euros de IRS só relativo a este diferencial. Vítor Gaspar assegurou que os 10% mais ricos de Portugal vão pagar, em média, mais 1600 euros mensais de imposto. Não revelou, contudo, onde começaria esse escalão ou se este coincidiria com os 80 mil euros. Mostrou ainda que 70% das pessoas com mais rendimentos em Portugal pagarão substancialmente mais imposto por causa dos agravamentos de IRS. O Dinheiro Vivo questionou as Finanças sobre os limites destes escalões, mas não foi possível obter resposta até final da edição.
Ainda segundo o Jornal de Negócios, não serão apenas os patamares superiores do IRS a sofrerem um aumento. Com a fusão dos escalões (de oito para cinco), nem mesmo os escalões mais baixos serão poupados. As taxas médias deverão subir. Apenas os contribuintes que vivem com o mínimo de existência (cerca de 580 euros) serão poupados ao esforço "enorme" que está a ser pedido aos portugueses para haver dinheiro que cubra os desvios orçamentais. Este pacote do IRS vale cerca de três mil milhões de euros de encaixe para as Finanças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário